Este livro é dedicado à polissemia e às variadíssimas representações associadas à Paisagem e ao Património, conceitos hoje sobreexpostos devido às importantes implicações económicas que lhes estão conotadas.
Os dez textos que o compõem, de autores contemporâneos franceses, alemães, portugueses e brasileiros, oferecem um estado da arte em matéria de conceitos, metodologias de trabalho e ângulos de abordagem utilizados pelas várias áreas disciplinares que se têm confrontado com os dois objectos em estudo.
Divididos em cinco grupos, abordam os valores estético, emocional e de uso que lhes subjazem bem como os aspectos político, económico e cultural que regem a evolução destes dois conceitos ao longo do tempo.
Com textos de Isabel Lopes Cardoso, Anne Cauquelin, Jean-Marc Besse, Pierre Donadieu, Lisa Diedrich, Michel Collot, Ana Cardoso de Matos, Marcelo Ferraz, Isabel Raposo, João Manuel Bernardo e Álvaro Domingues.
ISABEL LOPES CARDOSO (Luanda, 1962). Licenciada em História pela Universidade Nova de Lisboa (1985), mestre em História da Arte pela Universidade de Sorbonne – Paris IV (1991), doutorada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (2009). É bolseira de Pós-Doutoramento pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Publica regularmente em França, Portugal, Alemanha, Bélgica, nas suas áreas de trabalho: história da arte, história das representações, paisagem, migrações, viagem, memórias, identidades.
Vinhas em Saint Emilion, Bordéus. Fotografia Pierre Donadieu