Adicionar ao saco de compras
Voltar ao catálogo

Dimensões: 120p., 15,0x22,5 | 350g
Edição: Dafne Editora / CEAU, Porto
Data: Junho de 2015
ISBN: 978-989-8217-32-5
Preço: Quinze euros e quinze cêntimos
Design: Alfaiataria
Domingos Tavares
Palacete Marques Gomes


As casas também são tomadas pelo tempo, mas é bem mais curta a duração da vida dos homens do que a das casas que constroem para seu usufruto. No início do século XX, Marques Gomes fez fortuna no Brasil. A casa grande que mandou edificar, sobranceira à barra do rio Douro, prestou o serviço que lhe competia até que, ao fim de cerca de trinta anos, não resistiu à desarticulação da estrutura familiar que a justificava. As matas de austrálias foram tomando conta do antigo montado, absorvendo as espécies exóticas e as plantações ordenadas. E o abandono marcou indelevelmente a arquitectura do lugar. Até que, a ruína, o fogo e a pilhagem destruíram o cenário da memória possível.

 

Este livro – que refunde e amplia um capítulo do livro Casas de Brasileiro – procura reconstituir este exemplo de arquitectura Beaux-Arts e compreender como um cidadão de torna-viagem contribuiu para a promoção da modernidade, oferecendo condições a um jovem artista para a realização desta obra de vanguarda. O ensaio pretende identificar as formas originais da casa, as condições da sua produção e as características de alguns dos usos determinantes para a caracterização da sua imagem. É uma viagem ao Erudito e popular na arquitectura dos Torna-Viagem, percorrendo um caminho que procura preencher um espaço ainda relativamente vazio no processo de conhecimento da arte de edificar em Portugal.

 

Este livro foi co-editado pela Dafne Editora e pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A edição contou com o apoio da Junta de Freguesia do Canidelo e da Quinta Marques Gomes.

DOMINGOS TAVARES (Ovar, 1939) é arquitecto e Professor Emérito da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, onde ensinou desde 1985 a disciplina que deu origem às Sebentas de História da Arquitectura Moderna publicadas pela Dafne Editora desde 2003. Autor dos livros Da Rua Formosa à Firmeza (Faup, 1985) e Francisco Farinhas Realismo Moderno (Dafne, 2007).



Palacete Marques Gomes, Canidelo-Vila Nova de Gaia, 1904.Fotografia de André Cepeda.

Título
X