Adicionar ao saco de compras
Voltar ao catálogo

Dimensões: 144p., 21,6x26,2 | 825g
Edição: Dafne Editora, Porto
Data: Dezembro de 2011
DL: 336873/11
ISBN: 978-989-8217-18-9
Preço: Vinte e nove euros e cinquenta cêntimos
Design: João Faria
Eduardo Souto de Moura
Atlas de Parede. Imagens de Método


Como é que um arquitecto trabalha? Sabemos que gere um número complexo de solicitações, das exigências peculiares do cliente às limitações geológicas do terreno, passando pelo autoritarismo dos regulamentos e pela subjectividade do mestre-de-obras. O projecto é o lugar onde essa gestão ganha forma documental e a Arquitectura é o saber que permite operar o projecto.
Mas como é que se cartografa esse saber? Como é que ele é composto? Como é que ele se constrói?
Este livro navega por essas interrogações, utilizando o imaginário visual do arquitecto Eduardo Souto de Moura para ensaiar algumas hipóteses. As muitas imagens que conquistaram o espaço do livro foram sendo recolhidas pelo arquitecto e dialogam com desenhos e projectos originais. Estiveram ou estão ainda afixadas nas paredes do seu escritório, arquivadas em gavetas pesadas, penduradas nas paredes de casa e, particularmente, presentes ou latentes no modo como o arquitecto imagina a Arquitectura.

O livro reúne textos teóricos sobre a questão da imagem e da sua presença nas metodologias de trabalho da arquitectura elaborados por Philip Ursprung, Diogo Seixas Lopes, Pedro Bandeira e do próprio Eduardo Souto de Moura. A edição foi coordenada por Pedro Bandeira e André Tavares e o objecto desenhado pelo designer João Faria.

Este é um livro FORA DE SÉRIE, com capa dura e formato especial (21,6 x 26,2 cm), profusamente ilustrado e colorido.

O livro foi possível graças ao apoio da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, atríbuido no âmbito da Linha XS% da Área de Arte e Arquitectura.

EDUARDO SOUTO DE MOURA

Título
X