Adicionar ao saco de compras
Voltar ao catálogo

Dimensões: 328p., 17,5x24,5
Edição: Dafne Editora
Data: Novembro de 2018
DL: 448055/18
ISBN: 978-989-8217-46-2
Preço: Trinta euros
Design: Susana Lourenço Marques
Susana Lourenço Marques
Ether/vale tudo menos tirar olhos
Um laboratório de fotografia e história


A Ether/vale tudo menos tirar olhos marcou a cultura fotográfica em Portugal nas décadas de 1980 e 1990. Estruturada como uma associação, organizou exposições e edições que deram corpo a novos olhares e discursos. A recolha, inventariação e leitura crítica realizada por Susana Lourenço Marques permite compreender o seu programa ecléctico e o modo como se estabeleceram as fundações indispensáveis para o reconhecimento de um valioso património de referências históricas. 

Ao longo dos seus treze anos de actividade, entre 1982 e 1994, realizaram-se vinte e sete exposições que ampliaram a relação entre fotografia, cinema, desenho, pintura e literatura. Este livro percorre essas exposições que recuperam o património fotográfico das décadas de 1930 a 1960, redescobrindo nomes então esquecidos e hoje fundamentais — como Victor Palla e Costa Martins, Gérard Castello-Lopes, António Sena da Silva, Carlos Afonso Dias ou Carlos Calvet — e apresentando uma nova geração de autores — como Daniel Blaufuks ou Augusto Alves da Silva. Esse percurso culminou nas comemorações dos 150 anos da invenção da fotografia com duas retrospectivas-síntese da História da Fotografia em Portugal, onde se forjou a base para a obra seminal de António Sena, a História da imagem fotográfica em Portugal.

Este livro não é um mero relato dessa história, e constrói um olhar singular sobre este espaço de produção, formação e circulação da fotografia. Assim se revelam os seus protagonistas, mas, sobretudo, uma relação efectiva com as imagens fotográficas, descoberta nos seus formatos de eleição: as exposições e os livros.

Este livro foi editado em parceria com a Pierrot Le Fou e publicado com o apoio da dgArtes | Ministério da Cultura

SUSANA LOURENÇO MARQUES (Caldas da Rainha, 1975), é professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Doutorada em 2016 em Comunicação e Arte pela na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É autora dos livros Lições de Hospitalidade (2006) e Pó, Cinza e Nevoeiro, ensaio sobre a ausência (Prisma, 2018) e co-editora de Ag, reflexões periódicas sobre fotografia (Porto, 2009). Comissariou as exposições Plano Geral, Grande Plano (Casa da Memória, 2013) e Quem te ensinou? — Ninguém de Elvira Leite (FBAUP, 2016). Em 2014 foi co-fundadora da editora Pierrot le Fou.



Cartaz da exposição Nível de Olho, 1989

Título
X