Voltar ao catálogo

Dimensões: 20p., 15,0x22,5
Edição: Dafne Editora, Porto
Data: Outubro de 2010
DL: 246357/06
ISBN: 1646-5253
Preço: Gratuito
Design: Granja
Ana Laureano Alves
Arquitectura Vende-se!


«A definição de autoria em arquitectura é complexa. Se o arquitecto se manifesta em diferentes actividades—além da obra—o próprio conceito de autoria, à luz de uma sociedade em plena mudança, também se encontra em aberto. O que é um autor em arquitectura?
(...)
A expressão popular «casa de arquitecto» é reflexo da atribuição imediata de uma determinada imagem a um grupo ou classe profissional. Esta situação pode ser sintomática da crescente interiorização de uma autoria colectiva (com todos os riscos eventuais que essa generalização pode acarretar) associada a um conjunto de obras com uma linguagem reconhecível. Estas surgem como contraposição a um conjunto (mais vasto) de obras produzidas por «não-arquitectos». Se assim é, interessa-nos perceber se as obras de arquitectura podem, de forma clara, possuir signos que nos reenviem para os autores que as conceberam, como se existisse uma marca de água subjacente a cada edifício. (...)»

ANA LAUREANO ALVES (Cascais, 1984) é licenciada e mestre em Arquitectura pela Universidade do Minho (2008). Em 2009–2010 viveu e trabalhou em Paris. Actualmente é profissional liberal.



Promoção do empreendimento Estoril-Sol Residence, com projecto de Gonçalo Byrne.

Título
X