Voltar ao catálogo

Dimensões: 12p., 15,0x22,5
Edição: Dafne Editora, Porto
Data: Dezembro de 2006
DL: 246357/06
ISBN: 1646-5253
Preço: Gratuito
Design: granja
Pedro Gadanho
Para que serve a arquitectura?


Para que serve a arquitectura? é uma daquelas perguntas que, depois de formulada e ouvida, se torna motivo irresistível para uma deambulação que, com sorte, pode fugir às definições enciclopédicas mais óbvias da profissão arquitectónica.

Tal como a pergunta que lhe é siamesa — o que é arquitectura? — esta pergunta sugere, em qualquer novo momento em que seja colocada, que tratemos de olhar para as fundações da actividade da arquitectura, que olhemos para a sua genealogia e pertinência, mas também para os sentidos que entretanto ganhou ou perdeu.

Para que serve a arquitectura? é, portanto, uma óptima pergunta.

Este texto foi inicialmente apresentado no seminário Para que serve a arquitectura? organizado pela Dafne Editora e pelo Departamento Autónomo de Arquitectura da Universidade do Minho, em Guimarães, nos dias 12 e 13 de Outubro de 2006.

PEDRO GADANHO reside em Lisboa e divide a sua actividade entre arquitectura, curadoria, crítica e docência universitária. É editor da Beyond, Short Stories on the Post-Contemporary, publicada pela Sun Architecture desde 2009. É professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, foi comissário das exposições Post-Rotterdam, Influx-Metaflux, Space Invaders e Pancho Guedes, An Alternative Modernist. Edita regularmente o seu blog shrapnelcontemporary.wordpress.com



Título
X