Voltar ao catálogo

Dimensões: 20p., 15,0x22,5
Edição: Dafne Editora, Porto
Data: Setembro de 2007
DL: 246357/06
ISBN: 1646-5253
Preço: Gratuito
Design: granja
Inês Moreira
Petit Cabanon


«Trata-se de uma simples cabana de madeira construída na costa de Cap-Martin para residência de férias de Le Corbusier (LC), nos anos 1950/51/52. Ainda que à primeira vista um olhar (bastante) desatento o pudesse confundir com uma construção anónima, ou com um acto de contenção de recursos, o Cabanon é uma pequena obra erguida para o próprio LC no momento áureo do segundo pós-guerra. Estava-se no início da reconstrução e desenvolvimento da França, numa fase de encomenda pública volumosa e de projectos de grande escala, na afirmação definitiva da carreira do «Mestre Modernista».É surpreendente constatar que, por volta da data em que construiu o pequeno Cabanon, LC estava envolvido nalguns dos projectos mais marcantes da sua obra: terminava a Unité de Habitación de Marselha e iniciava os desenhos da mítica igreja de Ronchamp. Simultaneamente, apresentava os também famosos desenhos da escultura La Main Ouverte e iniciava os planos da cidade de Chandigarh, publicava o livro Modulor I” e expunha no MoMA em Nova Iorque.
(...)»

Este texto tem dupla proveniência. No aspecto prático, é editado a partir da folha de sala que acompanhou a instalação inaugural do petit Cabanon, um espaço independente dedicado à Arquitectura e Cultura Visual, na Rua de Miguel Bombarda, no Porto (www.petitcabanon.blogspot.com). No campo teórico, é parte do primeiro capítulo de uma tese de doutoramento em Curatorial/Knowledge no Goldsmiths College, University of London, em curso com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

INÊS MOREIRA (Porto, 1977), arquitecta (FAUP, Porto, 2001) e mestre em Teoria da Arquitectura e Cultura Urbana (UPC, Barcelona, 2003). Tem desenvolvido produções, comissariados, montagens de exposições e edição de projectos culturais, institucionais e independentes. Co-fundadora da Associação Cultural Plano 21.



Petit Cabanon no Centro Comercial Bombarda, Porto.

Título
X