Título
X
 

Arquitetura é Vida
Prémio Aga Khan para a Arquitetura 2013


Este livro procura revelar as qualidades que unem arquitectura e vida. Destaca um conjunto de projectos e edifícios, situados em várias geografias e culturas, que deram um contributo significativo para a compreensão dos nossos valores e para a vida quotidiana dos seus utilizadores.

Os projectos – seleccionados e galardoados no 12.º ciclo do Prémio Aga Khan para a Arquitetura – referem-se a várias escalas e funções, de residenciais a institucionais, do espaço público à infra-estrutura. O ethos destes projectos coincide com o do Prémio: todos enfatizam a relevância do desenho como uma componente indispensável da transformação social.
O amplo contexto da prática contemporânea da arquitectura, com ênfase nas geografias e comunidades islâmicas, é debatido em ensaios de arquitectos e académicos internacionalmente reconhecidos.

São João de Deus
Novo livro de André Cepeda e Nuno Brandão Costa
20 de Março de 2019


Este é um livro de um arquitecto e de um fotógrafo, um arquitecto que apresenta um projecto e obra que intervem no construído com a expectativa de repor um sentido que o tempo desvaneceu, e um fotógrafo que revela a continuidade do tempo, a natureza do lugar, a violência das transformações que ocorreram, ocorrem e vão continuar a ocorrer. É a cumplicidade entre o fotógrafo e o arquitecto que conduz a construção deste olhar singular.

Imagem de abertura:
Filarete: planta de Sforzinda