Título
X
 
 

Ainda Sob o Signo da Lua
Apresentação do livro de Valter Vinagre por António Guerreiro

28 de Novembro de 2018



VALTER VINAGRE : SOBRE O SIGNO DA LUA

28 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA, PELAS 18H30

LISBOA: Fnac Chiado

Apresentação do livro por António Guerreiro

 

O livro de Valter Vinagre, Sob o Signo da Lua, tem despertado a atenção da crítica e dos leitores. O texto Sobre os corpos e a paisagem, o erotismo da vida de José Marmeleira dá sinal desse interesse e recolhe frases do fotógrafo que explicam o contexto e as expectativas com que levou a cabo trabalho que a Dafne Editora publicou. O livro, além das imagens, conta com dois textos que exploram os sentidos desse olhar, da autoria de Joaquim Moreno e António Guerreiro. 

Na próxima quarta-feira, dia 28 de Novembro, ao final da tarde, António Guerreiro vai estar com Valter Vinagre no auditório da Fnac Chiado, em Lisboa, para apresentar o livro segundo a sua perspectiva e conversar com o autor e o público sobre as imagens e os corpos que lhe dão substância.

Saiba mais Sob o Signo da Lua aqui. O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

 

EM NOVEMBRO E DEZEMBRO A DAFNE EDITORA TAMBÉM APRESENTA O LIVRO ETHER/VALE TUDO MENOS TIRAR OLHOS, DA AUTORIA DE SUSANA LOURENÇO MARQUES.

+

20 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA, PELAS 18H00 

LISBOAMNAC: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado 

Apresentação do livro pela autora em conversa com Emília Tavares

 +

5 DE DEZEMBRO, QUARTA-FEIRA, PELAS 21H30 

PORTO: Cinema Passos Manuel

Apresentação do livro por Paulo Catrica em conversa com a autora

 +

6 DE DEZEMBRO, QUINTA-FEIRA, PELAS 21H00 

PORTO: Fnac Norteshopping / Matosinhos

Conversa em torno do livro e do filme Olho de vidro por Susana Lourenço Marques e José Soudo

 

Ether/vale tudo menos tirar olhos
Novo livro de Susana Lourenço Marques

20 de Novembro de 2018



Com o Inverno a aproximar-se, o tempo agita-se. Assim vai ser com o mais recente livro da colecção Fora de Série, da autoria de Susana Lourenço Marques. O livro, um requintado volume com mais de trezentas páginas, conta a história da associação cultural Ether/vale tudo menos tirar olhos, cuja actividade ficou indelevelmente associada à galeria de exposições de fotografia que funcionou em Lisboa entre 1982 e 1994. A Ether foi um espaço fulcral na consolidação da fotografia portuguesa, abrindo espaço a novas gerações de fotógrafos, assim como construindo a história da fotografia em Portugal que ainda estava por inventar.

Este livro de Susana Lourenço Marques percorre as exposições que tiveram lugar na Ether descortinando o seu sentido e a lógica de um programa expositivo que deu forma a um espaço singular. A Ether funcionou como laboratório de história, encontrando na poética da sua acção as coordenadas para a emergência da história das imagens bem como das imagens para a história.

O livro vai ser apresentado por Emília Tavares no Museu Nacional de Arte do Chiado, em Lisboa, no próximo dia 20 de Novembro, e no dia 5 de Dezembro no Porto, no Cinema Passos Manuel. No dia 6 de Dezembro, na Fnac Norteshopping, em Matosinhos, haverá a ocasião para revisitar passagens do filme Olho de vidro, em conversa com a autora e com José Soudo.

+

Este livro foi editado em parceria com a Pierrot Le Fou e publicado com o apoio da dgArtes | Ministério da Cultura 

ISBN: 978-989-8217-46-2. Dimensões: 17,5 x 24,0 cm, 328 páginas. Preço: 30,00 euros.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

+

SUSANA LOURENÇO MARQUES: ETHER/vale tudo menos tirar olhos


20 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA, PELAS 18H00 

LISBOA: MNAC: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado 

Apresentação do livro pela autora em conversa com Emília Tavares

 

5 DE DEZEMBRO, QUARTA-FEIRA, PELAS 21H30 

PORTO: Cinema Passos Manuel

PORTO: Cinema Passos Manuel

Apresentação do livro por Paulo Catrica em conversa com a autora

 

6 DE DEZEMBRO, QUINTA-FEIRA, PELAS 21H00 

PORTO: Fnac Norteshopping / Matosinhos

Conversa em torno do livro e do filme Olho de vidro por Susana Lourenço Marques e José Soudo

 

A 28 DE NOVEMBRO A DAFNE EDITORA TAMBÉM APRESENTA O LIVRO SOB O SIGNO DA LUA, DA AUTORIA DE VALTER VINAGRE.

+

VALTER VINAGRE : SOBRE O SIGNO DA LUA

28 DE NOVEMBRO, QUARTA-FEIRA, PELAS 18H30

LISBOA: Fnac Chiado

Apresentação do livro por António Guerreiro

 

 

 

Casas na Duna : apresentação em Ovar
Novo livro de Domingos Tavares

19 de Outubro de 2018



Na sexta-feira dia 19 de Outubro, pelas 18H30 na Biblioteca Municipal de Ovar, vai ser apresentado o último livro do arquitecto Domingos Tavares, Casas na Duna: o Chalé do Matos e os palheiros do Furadouro.

Inserido na colecção Equações de Arquitectura, o livro conta a história urbana do Furadouro, tomando como referência a construção de um Chalé no início do século XX, confrontando-o com os palheiros construídos pelos pescadores. 

Ao longo das suas páginas, onde texto e imagens se entrecruzam para reconstituir um retrato vibrante do modo como as dunas e o mar eram habitados e explorados, o livro fixa um olhar que é, também, autobiográfico. Como explica o autor: «Este trabalho pretende constituir uma homenagem aos vareiros, pescadores de Ovar, e aos republicanos que no início do século XX assumiram a utopia de revolucionar as relações sociais na comunidade piscatória do Furadouro.»

Entre arquitectura erudita e construção popular, o livro permite compreender melhor os modos de construir e transformar o território natural da costa portuguesa. O livro já foi objecto de uma primeira recensão crítica que pode ser lida aqui.

 

19 DE OUTUBRO, SEXTA-FEIRA, PELAS 18H30

OVAR: Biblioteca Municipal 

Com apresentação pelo autor Domingos Tavares

 

ISBN: 978-989-8217-44-8. Dimensões: 15,0 x 22,5 cm, 136 páginas. Preço: 15,15 euros.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

 

A Herança do Muratore
Livro de José Ferrão Afonso

25 de Setembro de 2018



Na próxima terça-feira, dia 25 de Setembro, vai ser apresentado no edifício da antiga escola infantil junto ao Castelo de São João da Foz, no Porto, o novo livro de José Ferrão Afonso, A Herança do Muratore

O livro trata da obra e da cultura de duas figuras ilustres do Renascimento em Portugal, Francisco de Cremona e Manuel Luís, e dedica-se ao estudo da arquitetura do noroeste de Portugal no século XVI. 

A apresentação do livro será feita pela Professora Marta Oliveira.

Saiba mais sobre o livro aqui.

+

JOSÉ FERRÃO AFONSO : A HERANÇA DO MURATORE

25 DE SETEMBRO, TERÇA-FEIRA, PELAS 18H30

PORTO: Antiga Escola de Ensino Infantil, Passeio Alegre

Com a presença do autor e apresentação por Marta Oliveira

 

Adquira os nossos livros nas melhores livrarias ou directamente online na página www.dafne.pt ou através do email dafne@dafne.pt

 

A Dafne vai à Feira do Livro
Apresentação de Sob o Signo da Lua por Valter Vinagre

11 de Setembro de 2018



Abriu este fim-de-semana mais uma edição da Feira do Livro do Porto. Como já é hábito, a Dafne Editora partilha com a Circo de Ideias um pavilhão dedicado aos livros, ideias e formas da arquitectura. No espaço podem encontrar-se, a preços de festa, novas edições e livros que ficaram por ler no momento em que apareceram.

Para animar as hostes, além de ocasionais sessões de autógrafos e encontros fortuitos, a Dafne Editora está a organizar uma apresentação do novo livro de Valter Vinagre, Sob o Signo da Lua, que já começou a merecer alguma atenção da crítica.

Na próxima terça-feira, dia 11 de Setembro, pelas 18h30, o livro Sob o Signo da Lua vai ser apresentado por Valter Vinagre, em conjunto com o autor de um dos textos que lhe dão forma, Joaquim Moreno, e de Ana Laureano Alves que organizou o livro com André Tavares.

Para que os nossos leitores de Lisboa não fiquem tristes, em colaboração com a livraria Stet e a Casa de Mouraz, haverá um beberete e uma nova apresentação em Alvalade, no dia 20 de Setembro, quinta-feira, pelas 18h30 horas.

 

E como as rentrées são sempre em grande, no próximo dia 25 de Setembro, uma vez finda a Feira do Livro, vai ser apresentado o novo livro de José Ferrão Afonso, A Herança do Muratore. O acontecimento terá lugar pelas 18 horas, na Antiga Escola de Ensino Infantil, junto ao Castelo de São João da Foz no Passeio Alegre, no Porto. Trata-se de um livro que analisa em detalhe a obra de Francisco de Cremona e Manuel Luís no contexto da arquitectura no noroeste de Portugal no século XVI.

 

AGENDA SETEMBRO

VALTER VINAGRE : SOBRE O SIGNO DA LUA

11 DE SETEMBRO, TERÇA-FEIRA, PELAS 18H30

PORTO: FEIRA DO LIVRO, pavilhão 23

Com a presença do autor, de Joaquim Moreno e de Ana Laureano Alves

 +

VALTER VINAGRE : SOBRE O SIGNO DA LUA

20 DE SETEMBRO, QUINTA-FEIRA, PELAS 19H00

LISBOA: LIVRARIA STET, Rua Acácio Paiva, 20A | Alvalade

Com a presença do autor e o apoio da Casa de Mouraz

 +

JOSÉ FERRÃO AFONSO : A HERANÇA DO MURATORE

25 DE SETEMBRO, TERÇA-FEIRA, PELAS 18H30

PORTO: Antiga Escola de Ensino Infantil, Passeio Alegre

Com a presença do autor

 

Visite-nos na Feira do Livro ou adquira os nossos livros nas melhores livrarias ou directamente online na página www.dafne.pt ou através do email dafne@dafne.pt

 

Casas na Duna
Novo livro de Domingos Tavares

24 de Julho de 2018



Como os livros vêm sempre aos pares, a Dafne Editora já tem disponível nas livrarias dois novos livros que assinalam este Verão: Casas na Duna, da autoria de Domingos Tavares, e Sob o Signo da Lua, da autoria de Valter Vinagre.

Casas na Duna: O Chalé do Matos e os palheiros do Furadouro

Este livro conta a história urbana de uma pequena povoação do litoral português, o Furadouro, tomando como referência a construção de um Chalé no início do século XX e confrontando-o com os palheiros construídos pelos pescadores. Obra de poetas, até que ponto o Chalé do Furadouro se poderia inserir num movimento tardo-romântico, funcionando como estímulo associado ao nascimento da arquitectura moderna em Portugal? 

Mais informações aqui.

 

ISBN: 978-989-8217-44-8. Dimensões: 15,0 x 22,5 cm, 136 páginas. Preço: 15,15 euros.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

 

Sob o Signo da Lua
Novo livro de Valter Vinagre

24 de Julho de 2018



Agora que se anuncia a chegada de calores escaldantes, a Dafne Editora já tem disponível nas livrarias dois novos livros que assinalam este Verão: Casas na Duna, da autoria de Domingos Tavares, e Sob o Signo da Lua, da autoria de Valter Vinagre.

Sob o Signo da Lua

De dois em dois anos, no calor do Verão, rumam à raia milhares de pessoas de todos os países e culturas. Juntam-se no Boom Festival, com uma sensualidade psicadélica ao som da música trance. Valter Vinagre acompanhou esses encontros mágicos, retratando o lugar e os seus habitantes, as suas construções, desejos e sonhos. Este livro fixa a convulsão desses momentos numa ordem possível, propondo a redescoberta dos olhares e dos corpos num outro espaço e tempo. Os textos de António Guerreiro e Joaquim Moreno descodificam as imagens e a organização hermética do livro, oferecendo a quem os lê alguns fios para se perderem e encontrarem nos labirintos da imaginação.

Mais informações aqui.

 

LANÇAMENTOS DO LIVRO:

11 DE SETEMBRO, TERÇA-FEIRA, PELAS 18H00

PORTO: FEIRA DO LIVRO : Dafne Editora

(Jardins do Palácio de Cristal)

20 DE SETEMBRO, QUINTA-FEIRA, PELAS 19H00

LISBOA: Livraria STET

(Rua Acácio Paiva, 20A : Alvalade)

 

 

ISBN: 978-989-8217-43-1. Dimensões: 17,0 x 24,5 cm, 240 páginas. Preço: 30,00 euros.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

 

A Dafne vai a Nova Iorque
& outras novidades de Verão

6 de Julho de 2018



Os livros parecem possuir o dom da ubiquidade, estão em todo o lado. Assim acontece a alguns títulos da Dafne Editora, que escolheram passar o Verão em Nova Iorque, à espera de mais calor. Desde 19 de Junho, a Storefront for Art and Architecture, uma conceituada galeria de arquitectura situada no coração de Manhattan, está a organizar a New York Architecture Book Fair, no âmbito da qual apresentam um Global Survey of Architecture Books. 

Esta exposição apresenta livros fundamentais sobre a cidade, arquitectura e os seus contextos políticos e sociais, publicados em todo o mundo nos últimos trinta e cinco anos, desde 1983. A escolha foi realizada pela Storefront a partir de um painel de especialistas que nomearam cerca de quatrocentos livros, entre os quais A Rua da Estrada, de Álvaro Domingues, e Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede.

 

Orgulhosa da sua missão transatlântica, a Dafne Editora está a ultimar o lançamento de mais dois livros para este Verão. O primeiro, Sob o Signo da Lua, de Valter Vinagre, irá ser apresentado por ocasião do Boom Festival, em Idanha-a-Nova. O segundo, Casas na Duna, de Domingos Tavares, está a aguardar um dia com mais nortada para ser apresentado na praia do Furadouro, em Ovar. Mas para estes livros haverá novidades em breve.

 

E finalmente, numa época em que todos os espíritos andam sobressaltados com a protecção de dados pessoais e a importante legislação que acabou de entrar em vigor (EU-2016/679_27/4/2016), convém salvaguardar todos os nossos leitores e amigos que tratamos os seus dados com o máximo respeito e conforme a legislação.

Ou seja:

A Dafne Editora assegura que o seu endereço de e-mail apenas é utilizado para o envio de newsletters e divulgação das suas actividades e conteúdos, não o divulgando a terceiros. Se deseja continuar a receber informações da Dafne Editora, nenhuma acção é necessária. A qualquer momento poderá actualizar as preferências da sua subscrição ou cancelar o registo na nossa lista de divulgação respondendo a esta mensagem ou através do email dafne@dafne.pt com a palavra “remover” no assunto.

 
2018  2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2010  2009  2008  2007  2006  2005  2004 
 
Se pretende receber novidades da Dafne Editora, subscreva o nosso correio electrónico.

Subscrever