Título
X
 
 

Transformações na Arquitectura Portuense
Lançamento do livro de Domingos Tavares na Fundação Marques da Silva

13 de Dezembro de 2017



No próximo dia 13 de Dezembro, quarta-feira pelas 18h30, vai ser apresentado na Fundação Marques da Silva um novo livro da autoria de Domingos Tavares, co-editado com o  CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo.

Intitulado Transformações na Arquitectura Portuense, este livro da colecção Equações de Arquitectura explora as  lógicas subjacentes ao impulso colectivo de progresso, perseguindo no Porto os processos de criação da cidade moderna. As obras de António da Silva, engenheiro que projectou as casas de um dos grupos mais dinâmicos da estrutura comercial do Porto, reflectem a ânsia de representação pública de uma nova burguesia culta, liberal e progressista que procurava na moda europeia a imagem da afirmação e da mudança.

A apresentação do livro será feita pelo engenheiro Raimundo Mendes da Silva, professor da Universidade de Coimbra e especialista em reabilitação de edifícios e salvaguarda de património cultural.

 

TRANSFORMAÇÕES NA ARQUITECTURA PORTUENSE:

O CASO ANTÓNIO DA SILVA

LANÇAMENTO DO LIVRO:

13 DE DEZEMBRO, QUARTA-FEIRA, PELAS 18H30

PORTO: FUNDAÇÃO MARQUES DA SILVA

(Praça Marquês de Pombal, n. 30-44)

 

ISBN: 978-989-8217-41-7. Dimensões: 15,0 x 22,5 cm, 236 páginas. Preço: 17,17 euros.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

Este livro foi co-editado pela Dafne Editora e CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, e a sessão de lançamento tem o apoio da Fundação Marques da Silva.

António da Silva. Casa Charles Tait na Rua da Índia, 1899. Foto Rui Pinheiro

 

Uma Genealogia da Imaginação de Paulo Mendes da Rocha
Lançamento do livro de Daniele Pisani na Casa da Arquitectura

19 de Novembro de 2017



Depois de um breve pousio editorial há novos livros a sair do forno para a colecção Equações de Arquitectura. Uma Genealogia da Imaginação de Paulo Mendes da Rocha, um livro de Daniele Pisani, vai ser apresentado por João Soares no próximo Domingo, dia 19 de Novembro pelas 14h45, por ocasião das festas de abertura da Casa da Arquitectura, em Matosinhos.

Uma Genealogia da Imaginação procura examinar o fascínio que a cidade de Veneza exerce no pensamento de Paulo Mendes da Rocha. Para o arquitecto brasileiro, Veneza é um «exemplo» necessário, um «modelo» ou «paradigma» da arquitectura, e não hesita em citar a cidade lacustre para ensaiar definir a natureza profunda — e os deveres genuínos — da arquitectura. Ao observar Veneza através de Mendes da Rocha, e ao descobrir Mendes da Rocha através de Veneza, este livro constrói novas perspectivas sobre ambos. 

O autor, Daniele Pisani (Castel San Giovanni, 1974) é professor de História da Arquitectura no Politecnico de Milão e tem estudado e escrito sobre o Renascimento italiano, a Mitteleuropa e a arquitectura moderna brasileira. É também autor do livro monográfico Paulo Mendes da Rocha. Tutte le opere (Electa, Gustavo Gili e Rizzoli, 2013-2015). 

A apresentação está a cargo de João Soares, arquitecto e professor na Escola de Artes da Universidade de Évora.

 

ISBN: 978-989-8217-37-0. Dimensões: 15,0x22,5 cm, 208 páginas. Preço: 17,17 euros. 

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

A edição deste livro foi possível graças ao apoio da Casa da Arquitectura

 

Uma Anatomia na final dos Prémios FAD

15 de Maio de 2017



Mais uma edição e mais um livro da Dafne Editora entre os finalistas dos Prémios FAD Pensamento & Crítica 2017, cujo anúncio dos premiados terá lugar no próximo dia 29 de Junho no Disseny Hub Barcelona.

O livro Uma Anatomia do Livro de Arquitectura, da autoria de André Tavares, foi seleccionado pelo júri composto por Anna Calvera, Jelena Prokopljević e Pau de Solà-Morales. O júri destacou que «De todas as aproximações à arquitectura de outras disciplinas que se apresentaram esta publicação é a que se mostra mais inovadora, apesar de tratar de um tema óbvio já que a arquitectura educa e se transmite através dos livros. A obra está graciosamente editada e muito bem apresentada.» O livro, que foi já objecto do prémio publicações da Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo, explora as relações cruzadas entre a cultura editorial e a cultura dos arquitectos, desde o Renascimento até ao início do século XX.

Juntamente com o livro Uma Anatomia do Livro de Arquitectura são também finalistas as obras colectivas Altres Glóries editada por dpr-barcelona, After Belonging, editada por Lars Müller com a Trienal de Arquitectura de Oslo, Política Y Fabricación Digital, editada por Vibok Works e os livros La Vivienda de Lujo en Madrid desde 1900, de Daniel Rincón de la Vega, e Teorías e História de la Ciudad Contemporânea, de Carlos García Vázquez.

Entre as 64 obras a concurso, o júri seleccionou também mais dois livros da Dafne Editora: Arquitetura em Concurso: Percurso Crítico Pela Modernidade Portuguesa, organizado por Luís Santiago Baptista ─ «Um estudo histórico sobre a política de arquitectura e urbanismo em Portugal do ponto de vista dos concursos. Um campo de estudo muito bem delimitado. Cabe valorizar a audácia do enfoque e a selecção de casos de estudo, feita segundo critérios arquitectónicos e não políticos.» ─ e o livro António Correia da Silva: Arquitecto Municipal, da autoria de Domingos Tavares, um «Bom exemplo de monografia sobre a obra e a trajectória de um arquitecto que tem uma importante produção no Porto.»

Os prémios FAD Pensamento & Crítica têm como objectivo premiar publicações de arquitectura na península ibérica «que tenham contribuído de forma significativa a fomentar o debate e a crítica, tão necessários à Península Ibérica para formular as bases da nossa cultura.»

Saiba mais sobre os Prémios FAD aqui e veja no site www.dafne.pt como adquirir o livro Uma Anatomia do Livro de Arquitectura ou outros livros da Dafne Editora.

 

 

Todas as Palavras de Correia da Silva
Conversa com Domingos Tavares

17 de Abril de 2017



No programa de Páscoa de Todas as Palavras, na RTP3, Inês Fonseca Santos entrevista Domingos Tavares a propósito do livro Correia da Silva, Arquitecto Municipal. Uma pequena conversa que desvenda alguns pontos do livro recentemente publicado pela Dafne Editora.

Clique aqui para ver o programa ou aqui para saber mais sobre o livro.  

 

Domingos Tavares, Correia da Silva: Arquitecto Municipal, Porto, Dafne Editora, 2016. ISBN: 978-989-8217-37-0. Dimensões: 21,6x26,2 cm, 240 páginas. Preço: 31,80 euros.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

 
2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2010  2009  2008  2007  2006  2005  2004 
 
Se pretende receber novidades da Dafne Editora, subscreva o nosso correio electrónico.

Subscrever