Título
X
 
 

Francisco de Cremona
Alexandre Alves Costa & José Ferrão Afonso

9 de Maio de 2019



O farol de São Miguel-o-Anjo, na barra do Douro, é uma obra de Francisco Cremona. O projecto de restauro em curso, da autoria do Atelier 15 e do arquitecto Alexandre Alves Costa, levanta um sem número de questões a propósito da sua história, do Renascimento em Portugal, dos mecanismos e estratégias de intervenção no património e, também, da relação entre projecto e história.

No próximo dia 9 de Maio, na sequência do livro A Herança do Muratore, que a Dafne Editora publicou em Setembro passado,  terá lugar na Fundação Eugénio de Andrade, uma conferência por Alexandre Alves Costa e José Ferrão Afonso centrada nas problemáticas abertas pelo farol de São Miguel-o-Anjo e a obra de Francisco de Cremona. Esta conferência é uma iniciativa da União das Juntas de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

O mestre italiano Francisco de Cremona terá vindo para Portugal por volta de 1524, na comitiva do ex-embaixador de D. Manuel I na corte papal, D. Miguel da Silva, entretanto nomeado Bispo de Viseu. Cremona construiu para o seu patrono e outros comitentes uma série de arquitecturas emblemáticas no Norte do país e, sobretudo, na Foz do Douro, couto do mosteiro de Santo Tirso de que D. Miguel foi abade comendatário.

+

FRANCISCO DE CREMONA :

ALEXANDRE ALVES COSTA & JOSÉ FERRÃO AFONSO  

9 DE MAIO, QUINTA-FEIRA, PELAS 18H00

PORTO: Auditório da Fundação Eugénio de Andrade, Rua do Passeio Alegre, 584, 4150-677 Porto

+

Saiba mais sobre este livro através desta ligação.

 

iniciativa da União das Juntas de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde

 

São João de Deus
Novo livro de André Cepeda e Nuno Brandão Costa

20 de Março de 2019



A habitação está na ordem do dia. Não é só a pressão imobiliária no centro urbano, também regressaram à ribalta as políticas públicas de habitação que conduzem os destinos da cidade e as vidas de quem a habita. No Porto, São João de Deus é um lugar onde, desde o início do século XX, se condensaram muitos dos conflitos e hesitações decisivos para compreender a cidade hoje. Este livro de Nuno Brandão Costa e André Cepeda apresenta São João de Deus em transformação. É um livro de um arquitecto e de um fotógrafo, um arquitecto que apresenta um projecto e obra que intervém no construído com a expectativa de repor um sentido que o tempo desvaneceu, e um fotógrafo que revela a continuidade do tempo, a natureza do lugar, a violência das transformações que ocorreram, ocorrem e vão continuar a ocorrer. É a cumplicidade entre o fotógrafo e o arquitecto que conduz a construção deste olhar singular.

 

Além das anotações sintéticas do arquitecto e do fotógrafo, o livro contém textos de Pedro Levi Bismarck e Sérgio Mah, dois autores capazes de expandir o olhar crítico do livro para os respectivos campos disciplinares. No ensaio «Reencontrar o lugar», Mah filia o trabalho de Cepeda numa linhagem de fotógrafos que usam a arquitectura como ponte para conciliar as noções de espaço e lugar no campo da arte. Por seu lado, Bismarck apresenta uma importante contribuição para «uma crítica da ‘questão da habitação’ no Porto», percorrendo mais de 100 anos de políticas públicas para compreender a violência exercida sobre São João de Deus e a natureza das feridas subjacentes ao lugar.

 

Este livro Fora de Série é um ensaio complexo que procura questionar e propor um olhar renovado para a questão da habitação, do projecto, da fotografia e da transformação dos lugares.

 

+

Apresentação do livro por André Tavares, com a participação de Nuno Brandão Costa, André Cepeda e Pedro Levi Bismarck, no próximo dia 20 de Março, pelas 21h30, no Cinema Passos Manuel, no Porto.

 

+

NUNO BRANDÃO COSTA & ANDRÉ CEPEDA : SÃO JOÃO DE DEUS

20 DE MARÇO, QUARTA-FEIRA, PELAS 21H30

PORTO: Cinema Passos Manuel

 

+

Saiba mais sobre este livro através desta ligação.

 

ISBN: 978-989-8217-47-9. Dimensões: 21,6 x 26,2 cm, 200 páginas. Preço: 30,00 euros.

 

Adquira os nossos livros nas melhores livrarias ou directamente online na página www.dafne.pt ou através do email dafne@dafne.pt

São João de Deus, fotografia André Cepeda

 
2019  2018  2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2010  2009  2008  2007  2006  2005  2004 
 
Se pretende receber novidades da Dafne Editora, subscreva o nosso correio electrónico.

Subscrever