Título
X
 
 

O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal
Uma colecção de 12 fascículos

28 de Novembro de 2013



Em dia incerto, ainda em Novembro, a Dafne Editora vai dar início à publicação de 12 fascículos mensais O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal. Os fascículos, gratuitos em formato Pdf, transcrevem as 12 conversas que integraram o ciclo homónimo programado pelo então Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da UTL, com a coordenação do arquitecto José Neves, e organizado em colaboração com a Cinemateca Portuguesa, onde teve lugar, entre Outubro de 2007 e Março de 2008. Em Maio de 2014, os fascículos serão reunidos sob a forma de livro impresso, na colecção Fora de Série.

Verdes Anos, Paulo Rocha, 1963
Conversa com Paulo Rocha e Eduardo Souto de Moura
Juventude em Marcha, Pedro Costa, 2006
Conversa com Pedro Costa e Manuel Graça Dias
Belarmino, Fernando Lopes, 1964
Conversa com Fernando Lopes e Alexandre Alves Costa
Brandos Costumes, Seixas Santos, 1975
Conversa com Seixas Santos e Nuno Teotónio Pereira
Longe da Vista, João Mário Grilo, 1990
Conversa com João Mário Grilo e Nuno Portas
Peixe Lua, José Álvaro Morais, 2000
Conversa com Luís Miguel Cintra, Beatriz Batarda, Ricardo Aibéo e João Luís Carrilho da Graça
Trás-os-Montes, António Reis e Margarida Cordeiro, 1976
Conversa com Pedro Costa, Vítor Gonçalves e António Belém Lima
Uma Rapariga no Verão, Vítor Gonçalves, 1986
Conversa com Vítor Gonçalves e Duarte Cabral de Mello
Tempos Difíceis, João Botelho, 1998
Conversa com João Botelho e Raúl Hestnes Ferreira
Agosto, Jorge Silva Melo, 1988
Conversa com Jorge Silva Melo e Pedro Maurício Borges
Recordações da Casa Amarela, João César Monteiro, 1989
Conversa com Margarida Gil, Manuela de Freitas, João Pedro Bénard da Costa e Joaquim Pinto
O Passado e o Presente, Manoel de Oliveira, 1971
Conversa com Manoel de Oliveira

Projecto financiado pela Direcção Geral das Artes / Secretaria de Estado da Cultura. Edição apoiada pela Cinemateca Portuguesa

Juventude em Marcha, Pedro Costa, 2006

 

Leprosaria Nacional
Livro e colóquio em Coimbra

19 de Novembro de 2013



O livro Leprosaria Nacional: Modernidade e Ruína no Hospital-Colónia Rovisco Pais, coordenado por Paulo Providência e Sandra Xavier, percorre os documentos históricos da concepção da Leprosaria Nacional, na Tocha, sob a tutela do «médico empreendedor» Bissaya Barreto, que teve início nos anos de 1930 e se prolongou até ao final dos anos de 1950. O projecto do arquitecto Carlos Ramos é analisado e debatido à luz das concepções médicas da doença de Hansen assim como as próprias concepções médicas e a história da terapêutica são escrutinadas, usando a imagem, ou as imagens, do passado e do presente, para descortinar os meandros complexos das noções de modernidade e ruína, do corpo e das formas.

Saiba mais sobre o livro aqui.

O livro será apresentado por ocasião de um colóquio, Leprosaria Nacional: Imagens Resgatadas que terá lugar em Coimbra na terça-feira dia 19 de Novembro, pelas 18h00, no Teatro Académico Gil Vicente, com a participação de Paulo Providência, Sandra Xavier e Emanuel Brás.

Leprosaria Nacional: Imagens Resgatadas

O antigo Hospital-Colónia Rovisco Pais, na Tocha, onde funcionou o que em tempos se chamou a Leprosaria Nacional, foi concebido nos anos de 1930 e a sua construção prolongou-se até ao final dos anos 1950. Projectado pelo arquitecto Carlos Ramos sob a tutela do «médico empreendedor» Bissaya Barreto, esta obra hospitalar constituiu-se como uma pequena colónia, com bairros de habitação, equipamentos e espaços públicos, onde foram confinados os portadores da doença de Hansen em Portugal. Alguns destes espaços e edifícios têm vindo, desde 1996, a ser convertidos e remodelados para funcionamento do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro Rovisco Pais, outros encontram-se em ruína e outros acolhem ainda ex-doentes de Hansen. 

O universo das imagens da Leprosaria Nacional inclui imagens de maquetas realizadas no início do projecto, imagens da obra em construção e em funcionamento e imagens da sua divulgação (em relatórios, jornais e revistas) e integração na Exposição 15 Anos de Obras Públicas, realizada em Lisboa em 1948.
No Colóquio Leprosaria Nacional: Imagens Resgatadas, vai questionar-se o papel das imagens (escritos, desenhos e, sobretudo, fotografias), quer na construção do equipamento, quer na sua recente remodelação.
Paulo Providência vai abordar o papel das várias imagens no processo de construção do projecto, Sandra Xavier a rasura da Leprosaria Nacional nos processos de remodelação actuais e Emanuel Brás, através dos vestígios em ruína da obra, conduz-nos à Memória do Lugar partindo do acervo do fotógrafo Mário Novais.

Uma edição Dafne Editora com o apoio do CES – Centro de Estudos Sociais, pelo CRIA – Centro em Rede de Investigação em Antropologia e pelo CIAS – Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, da Universidade de Coimbra.

 

Paisagem e Património
Lançamento do livro em Faro

15 de Novembro de 2013



Na sequência das conferências de Michael Jacob e de Paolo Bürgi e antes da inauguração da exposição The Swiss Touch in Landscape Architecture, a Dafne Editora e o Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora apresentam o livro Paisagem Património, Aproximações Pluridisciplinares.

Este livro é dedicado à polissemia e às variadíssimas representações associadas à Paisagem e ao Património, conceitos hoje sobreexpostos devido às importantes implicações económicas que lhes estão conotadas. Os dez textos que o compõem, de autores contemporâneos franceses, alemães, portugueses e brasileiros, oferecem um estado da arte em matéria de conceitos, metodologias de trabalho e ângulos de abordagem utilizados pelas várias áreas disciplinares que se têm confrontado com os dois objectos em estudo. Divididos em cinco grupos, abordam os valores estético, emocional e de uso que lhes subjazem bem como os aspectos político, económico e cultural que regem a evolução destes dois conceitos ao longo do tempo.

Saiba mais sobre o livro em www.dafne.pt e encomende-o por via postal através desta página

 

Earth Works
Ainda o livro do Prémio Aga Khan para a Arquitetura

14 de Novembro de 2013



Com a cerimónia de entrega do Prémio Aga Khan para a Arquitetura, que teve lugar em Lisboa em Setembro passado, a Dafne publicou o livro Arquitectura é Vida, um livro profusamente ilustrado sobre os 20 projectos seleccionados e galardoados com um dos mais importantes prémios de arquitectura.

Ainda nesse contexto, terá lugar na próxima quinta-feira, dia 14 de Novembro, pelas 18h00, a conferência Earth Works, pelo arquitecto Eike Roswag com uma introdução da arquitecta Mariana Correia. Rosewag foi distinguido com o Prémio Aga Khan no ciclo de 2007 pela sua escola em Rudrapur no Bangladesh, e Mariana Correia é membro do comité e direcção do World Heritage Earthen Architecture Programme da UNESCO. 
Nesta conferência, no contexto da arquitectura em terra, será abordada a Iniciativa Habitat desenvolvida em Cabo Delgado, no norte de Moçambique. 

Earth Works
Conferência de Eike Roswag, apresentação de Mariana Correia

14 de Novembro, quinta-feira, pelas 18:00
Centro Ismaili, Lisboa 
Avenida Lusiada, n.º 1
Lisboa, Metro Laranjeiras

A organização agradece a confirmação de presença para o email rita.andrade@akdn.org ou por telefone 213949110-13.

Saiba mais sobre o livro Arquitectura é Vida. Prémio Aga Khan para a Arquitetura 2013 na página da Dafne Editora.

 

Agitação em Novembro : novidades Dafne
Paisagem, Lepra, Cinema & outros...

7 de Novembro de 2013



Diz o dicionário que "agitação" é um movimento violento e aturado sem direcção certa, no sentido figurado pode significar motim, alvoroço ou inquietação. Talvez tenha direcção, com certeza é inquieto e não contém violência: a notícia desta agitação prende-se com a publicação de dois novos livros da colecção Equações de Arquitectura e com outros acontecimentos que os livros sempre despertam.

O Lugar dos Ricos e dos Pobres 
no Cinema e na Arquitectura em Portugal

Chegou a estar agendado para esta quinta-feira dia 7 de Novembro, e foi inclusivamente notícia no Ípsilon, mas a vida dá muitas voltas e a data de lançamento do primeiro fascículo ainda é incerta, apesar de estar garantido para breve.

Saiba mais sobre a colecção aqui.

Paisagem Património, 15 de Novembro, em Faro.
Pelas 17H30, na sequência das conferências de Michael Jacob e de Paolo Bürgi e antes da inauguração da exposição The Swiss Touch in Landscape Architecture, a Dafne Editora e o Centro de História de Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora apresentam o livro Paisagem Património, Aproximações Pluridisciplinares, coordenado por Isabel Lopes Cardoso. No Auditório Verde do Edifício 8 da Universidade do Algarve, em Gambelas.

Saiba mais sobre o livro em www.dafne.pt

Leprosaria Nacional. 19 de Novembro, Coimbra.
Pelas 18H00, no Teatro Académico Gil Vicente, por ocasião de um colóquio sobre as imagens e a sua operatividade no âmbito da antropologia, da história, da arquitectura e da medicina a Dafne Editora irá apresentar um livro sobre o antigo Hospital-Colónia Rovisco Pais, na Tocha. A Leprosaria Nacional foi concebida nos anos de 1930 sob a tutela do «médico empreendedor» Bissaya Barreto e o seu projecto inicialmente desenvolvido pelo arquitecto Carlos Ramos. 
O livro, profusamente ilustrado com fotografias de época e reproduções dos documentos do projecto, conta com ensaios de Paulo Providência, Sandra Xavier, Vítor M. J. Matos, Ana Luísa Santos, Luís Quintais e um ensaio fotográfico de Emanuel Brás.

Programa do colóquio e outras informações aqui.

Mies Dada
Na sequência da conferência Dafne no passado dia 23, o Jornal Público publicou uma entrevista de Diogo Seixas Lopes a Martino Stierli. Leia aqui uma conversa sobre os caminhos da história da arquitectura, da sua utilidade e das perspectivas que pode abrir para o presente.

A Dafne foi ao Brasil
O registo da palestra de Domingos Tavares, "Uma leitura sintética da arquitectura barroca", por ocasião da apresentação das Sebentas de História da Arquitectura Moderna na Escola da Cidade, em São Paulo, já está disponível no baú.

Linha do Tua
O mais recente livro da Dafne, da autoria de Duarte Belo, tem tido uma boa recepção, nas livrarias e em várias instâncias críticas. Já foi O Livro do Dia, sobre o qual o jornalista Carlos Vaz Marques comentou que "no futuro este livro há-de ser um documento valioso, em certo sentido já o é..." Os entusiastas do caminho-de-ferro já o distinguiram com o prémio Gratitude 2013 para o melhor livro ferroviário do ano e a webrailtv dedicou uma reportagem ao lançamento do livro.
Entretanto continuam disponíveis alguns múltiplos de fotografias impressas neste pequeno site sobre o livro A Linha do Tua

Não deixe de estar a par dos livros da Dafne Editora e encontre-os nas melhores livrarias ou encomende-os por via postal através desta página.

Recorte notícia Ípsilon, jornal Público, sexta-feira dia 18 de Outubro de 2013.

 

Mies Dada
Mies van der Rohe & Encontros Dada nos Arranha–Céus de Berlim — 1920

23 de Outubro de 2013



MIES DADA? Sim, Mies Dada. Após a conferência PAINEL, em 2012, a Dafne torna a receber um convidado estrangeiro, desta vez Martino Stierli, que vem desde Zurique até ao Porto para nos contar histórias inesperadas sobre uma das figuras fundamentais da arquitectura do século XX.

CONFERÊNCIA NO CINEMA PASSOS MANUEL
23 DE OUTUBRO DE 2013, PELAS 22 HORAS

Habitualmente Mies van der Rohe é considerado o arquitecto que levou ao limite a ideia do espaço contínuo, abrindo caminho a um modo moderno de conceptualização do espaço. Mies também é tido como o representante máximo da tradição do mestre construtor. Por contraste, tem-se prestado menos atenção ao papel que os meios visuais tiveram como elementos chave do seu discurso e produção arquitectónica. Esta conferência irá centrar-se nesse aspecto negligenciado na compreensão da arquitectura de Mies. Ao prestar atenção às muitas fotomontagens que o arquitecto Alemão produziu ao longo de toda a carreira, argumenta-se que a sua principal preocupação era a representação, mais do que o espaço. Especificamente vai prestar-se atenção à contribuição de Mies van der Rohe no surgimento da fotomontagem de arquitectura por volta de 1900 e debater o impacto do seu confronto com o grupo dos Dadaistas de Berlim, nos anos de 1920. Serão exploradas as fotomontagens dos projectos para arranha--céus em Berlim em confronto com uma concepção cinemática de montagem e, assim, procurar-se-á reavaliar a conceptualização do espaço por Mies.

Martino Stierli é Swiss National Science Foundation Professor no Institute of Art History at the University of Zurich. O seu trabalho centra-se na intersecção entre a arquitectura moderna, as artes e a cultura visual. É autor do livro Las Vegas in the Rearview Mirror: The City in Theory, Photography, and Film (Los Angeles: Getty Research Institute, 2013) e co-autor da exposição itinerante internacional Las Vegas Studio: Images from the Archives of Robert Venturi and Denise Scott Brown. Actualmente trabalha num livro sobre montagem em arquitectura.

Conferência será em Inglês sem tradução.
Apresentação por Diogo Seixas Lopes.

Para efeitos de Admissão na Ordem dos Arquitectos a presença nesta conferência equivale a 1 crédito de «Formação Opcional em Matérias de Arquitectura».

 Organização: Dafne Editora Apoio Financeiro: Direcção Geral das Artes – Secretaria de Estado da Cultura Apoio Institucional: Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Norte Apoios: Passos Manuel, Casa do Conto.

 

Pavilhão Alemão da Electricidade, Exposição Internacional de Barcelona, 1929. (detalhe)

 

A Linha do Tua: livro de Duarte Belo
Apresentação na Biblioteca Nacional

25 de Setembro de 2013



Dia 25 de Setembro vai ser apresentado, na Biblioteca Nacional, um novo livro de Duarte Belo que regista os 133 quilómetros da Linha do Tua, um percurso emblemático do caminho-de-ferro português que, em breve, ficará parcialmente submerso.
O livro será apresentado pelo autor e comentado por Álvaro Domingues, Eduardo Beira e João Luís Carrilho da Graça, a que se seguirá um Porto de Honra generosamente oferecido pela Quinta dos Murças .

A acompanhar a edição deste livro foi impressa uma série de 10 cópias de 5 fotografias de Duarte Belo que, de algum modo, são a síntese de algumas contradições que se encontram ao percorrer, hoje, a linha abandonada. Veja as imagens e, se estiver interessado, adquira uma delas (ou várias) por um preço especial em conjunto com o livro.

Saiba do que se trata neste pequeno site sobre o livro A Linha do Tua.




 

A Dafne vai ao Brasil
Palestra de Domingos Tavares em São Paulo

13 de Setembro de 2013



13 de Setembro : Domingos Tavares
Arquitectura do Renascimento em Portugal
Apresentação por Joana Mello
Livraria BKS, Prédio IAB, 18h00

António Rodrigues foi o primeiro arquitecto português de base científica, um leitor crítico dos conceitos formulados nos tratados da época, foi o autor de um tratado de arquitectura onde organizou os princípios de uma sintaxe clássica erudita.
Hoje, pouco se sabe sobre o autor da capela das Onze Mil Virgens, em Alcácer do Sal, uma das mais maravilhosas obras do Renascimento. 
Rodrigues escondeu a sua personalidade na discreta maneira de se relacionar com a aristocracia do poder, escreveu sobre a ciência e por de trás dela se escondeu. Durante vinte e cinco anos foi o principal responsável pelas obras da casa real portuguesa, atravessando o conturbado período político desde o sebastianismo até à integração do país no império de Filipe II. 
Mas é possível, a pretexto do seu trajecto como arquitecto, traçar um cenário da introdução da arquitectura do Renascimento em Portugal.

Apresentação por Joana Mello.

Organização: Dafne Editora Parceria: Escola da Cidade Apoio Financeiro: Direcção Geral das Artes – Secretaria de Estado da Cultura Apoios: Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, Livraria Bookstore, Zamboni Books.

 

A Dafne de regresso
Novidades quentes para o fim do Verão

2 de Setembro de 2013



Depois de uns meses aparentemente serenos, a Dafne regressa à publicação de novos livros. Para fechar o Verão, e começar um Outono feliz, aqui ficam as novidades por ordem cronológica.

PRÉMIO AGA KHAN PARA A ARQUITETURA 2013
No próximo dia 6 de Setembro vai ter lugar em Lisboa a cerimónia de atribuição do Prémio Aga Khan para a Arquitetura, um prémio em ciclos trienais dedicado à melhor arquitectura com impacto em comunidades muçulmanas. A versão portuguesa do livro do prémio, editado por Moshen Mostafavi, vai ser publicada pela Dafne Editora e estará disponível a partir da próxima segunda-feira dia 9 de Setembro. O livro apresenta os 20 projectos seleccionados e oferece um enquadramento e debate sobre a sua pertinência no contexto da arquitectura contemporânea.

Saiba mais sobre o livro ou adquira-o aqui.

A DAFNE VAI AO BRASIL
Sexta-feira 13 vai ter lugar em São Paulo uma palestra de Domingos Tavares, autor das Sebentas de História da Arquitectura Moderna, sobre a Arquitectura do Renascimento em Portugal.
O evento terá lugar na livraria BKS no edifício do IAB (Rua Bento Freitas, 314) pelas 18h00, e a sessão contará com a apresentação de Joana Mello.
Saiba mais aqui.

A LINHA DO TUA
Dia 25 de Setembro vai ser apresentado, na Biblioteca Nacional, um novo livro de Duarte Belo que regista os 133 quilómetros da Linha do Tua, um percurso emblemático do caminho-de-ferro português que, em breve, ficará parcialmente submerso.
O livro será apresentado pelo autor e comentado por Álvaro Domingues, Eduardo Beira e João Luís Carrilho da Graça, a que se seguirá um Porto de Honra generosamente oferecido pela Quinta dos Murças .

A acompanhar a edição deste livro foi impressa uma série de 10 cópias de 5 fotografias de Duarte Belo que, de algum modo, são a síntese de algumas contradições que se encontram ao percorrer, hoje, a linha abandonada. Veja as imagens e, se estiver interessado, adquira uma delas (ou várias) por um preço especial em conjunto com o livro.

Saiba do que se trata neste pequeno site sobre o livro A Linha do Tua.

& AINDA... estão para breve mais novidades, como um livro sobre a Leprosaria Nacional, uma conferência sobre Mies van der Rohe e encontros Dada nos arranha-céus de Berlim em 1920, e ainda um livro sobre Paisagem & Património e mais um número da colecção Sebentas de História da Arquitectura Moderna, desta vez sobre Sebastiano Serlio.
Mas uma coisa de cada vez.
Para já, a Dafne deseja aos seus leitores e amigos um bom fim de Verão.

 

Vida no Campo : prémio Melhor Fotografia Original
Prémios de Edição Ler/Booktailors 2012

23 de Fevereiro de 2013



O livro Vida no Campo venceu na categoria Melhor Fotografia Original, os Prémios de Edição 2012 atribuídos pela Ler / Booktailors, um conjunto de prémios dedicados à valorização e comunicação de boas práticas nos sectores editorial e livreiro portugueses.

 

Gabriele Basilico (1944-2013)

13 de Fevereiro de 2013



Recebemos com tristeza a notícia da morte de Gabriele Basilico, amigo e fotógrafo italiano com quem a Dafne teve o privilégio de publicar o livro Arquitectura em Portugal e um portfolio fotográfico sobre Michelangelo. A generosidade de Gabriele Basilico, inesquecível para quem o conheceu, transparecia nas imagens que criava do mundo.

«As imagens exasperadas de Basilico são a expressão de uma enorme esperança, de compreensão e de tolerância, da convicção. Podemos falar em fé - fé no Homem em construção. Nascem de um passeio entre escombros. Por vezes os escombros são reais, ruínas perfuradas pelo tempo ou pelas balas, não-ruínas que arruínam a cidade, ruínas desesperadas ou habitadas, nunca retocadas. Há uma explosão que eleva as pedras, que as vai de novo sobrepondo, recriando a ordem, como num filme passado ao contrário. Sentimos a tensão dos ferros, a renovada vontade de brilhar dos materiais brilhantes, os cristais a fundirem-se, como o fazer de um puzzle, pó a amalgamar-se. Há reflexos prestes a devolver o nosso olhar e o do Sol e o da Lua: luz.»

Álvaro Siza in Gabriele Basilico, Arquitectura em Portugal, Porto, Dafne, 2006.

 

Livros Dafne nos Prémios Edição 2012

15 de Janeiro de 2013



Dentro do género, o ano começa bem.
Três livros da Dafne foram seleccionados para os Prémios de Edição Ler/Booktailors 2012, um conjunto de prémios dedicados à valorização e comunicação de boas práticas nos sectores editorial e livreiro portugueses.
Os prémios serão anunciados a 23 de Fevereiro, numa festa integrada na 14.ª edição das Correntes d'Escritas.
Até 31 de Janeiro há uma página intrigante onde são apresentados todos os finalistas e onde se pode votar e, apesar de em nenhum lado ser claro para que servem esses votos, incentivamos os nossos leitores e amigos a manifestarem o seu entusiasmo (ou não) pelos livros a concurso.
Independentemente do resultado final, a presença da Dafne no panteão dos livros portugueses editados em 2012 deixa-nos felizes.

O livro Vida no Campo foi seleccionado para a categora Melhor Fotografia Original, fotografias inesquecíveis de Álvaro Domingues que alimentam a sua pesquisa e descoberta das contradições da paisagem e cultura portuguesa contemporânea.

O livro Reescrever o pós-moderno, da autoria de Jorge Figueira foi seleccionado para a categoria Design de Capa: Não-ficção, talvez confirmando que o pós-moderno em Portugal não foi uma ficção. O design da capa e do livro são da autoria da dupla R2.

O livro Eduardo Souto de Moura: Atlas de Parede. Imagens de Método, da autoria de André Tavares e Pedro Bandeira, foi seleccionado para a categoria Design de Obra: Arte e Fotografia, o que nos confirma que a arquitectura (ainda) é uma arte. O design do livro é da autoria de João Faria / Drop.

...e a Dafne chegou ao Brasil.
Na sequência do apoio à internacionalização que a Dafne Editora beneficiou da Direcção Geral das Artes – Secretaria de Estado da Cultura em 2012 que permitiu levar a cabo a apresentação A paisagem & crítica de arquitectura em Portugal em São Paulo em Outubro passado, a Dafne tem, finalmente, distribuição dos seus livros no Brasil.
Através da Zamboni Books, os nossos livros chegam agora a várias livrarias especializadas do hemisfério Sul ou encomendados através da página Internet da distribuidora. Um pequeno grande passo para alicerçar relacções editoriais no espaço da língua portuguesa.

Veja aqui mais informações sobre os livros da Dafne Editora e se estiver interessado compre-os por aqui.

 
2018  2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2010  2009  2008  2007  2006  2005  2004 
 
Se pretende receber novidades da Dafne Editora, subscreva o nosso correio electrónico.

Subscrever