Título
X
 
 

Carrilho da Graça: Lisboa

22 de Setembro de 2015



Está a chegar às livrarias o último livro da Dafne, o catálogo da exposição Carrilho da Graça: Lisboa, que inaugurou na semana passada na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém.

O livro redescobre a actividade profissional do arquitecto João Luís Carrilho da Graça a partir dos seus trabalhos para Lisboa. A cidade é o lugar que lhe permite construir uma visão assertiva sobre como encarar a arquitectura e descrever o seu modo singular de ler o território.

Como explicam Marta Sequeira e Susana Rato, as curadoras da exposição e autoras do prefácio, «esta não é uma obra sobre João Luís Carrilho da Graça, nem sobre o seu trabalho. Não é, tão-pouco, uma monografia sobre os seus projectos. Apesar do seu carácter antológico, esta publicação manifesta sobretudo um modo de olhar, presente desde o início da sua actividade profissional e docente. E esse olhar é ilustrado a partir da cidade sobre a qual tem trabalhado desde há mais de 30 anos: Lisboa.»

Com duas edições independentes em  Português e Inglês, o livro conta também com textos de João Luís Carrilho da Graça, Marta Sequeira, Emilio Tuñón, Diogo Seixas Lopes e fotografias de Tiago Casanova.

 

COMPRE AQUI O LIVRO ATRAVÉS DA DAFNE EDITORA

 

Versão portuguesa: ISBN: 978-989-8217-33-2. Dimensões: 21,6x26,2 cm, 144 páginas. Preço: 24,00 euros.

Versão inglesa: ISBN: 978-989-8217-34-9. Dimensões: 21,6x26,2 cm, 144 páginas. Preço: 34,00 euros.

 

 

Dia dezoito, das dezoito às oito : na Feira do Livro do Porto

18 de Setembro de 2015



Já é sabido que ontem houve temporal no Porto, e que livros no jardim não se dão bem com temporais. Mas depois da tempestade vem a bonança e, no pavilhão conjunto da Circo de Ideias & Dafne Editora, sexta-feira dia dezoito, das dezoito às vinte, que é como quem diz sexta-dezoito-das-dezoito-às-oito, o «pavilhão 23», que está recheado de livros de arquitectura, vai ter animação com direito a beberete e troca animada de ideias.

Antes que termine a Feira do Livro do Porto, já no próximo domingo, convidamos todos os amigos e leitores a fazer-nos uma visita e a conhecer de perto os livros da Dafne Editora, da Circo de Ideias, da Blau, da Argumentum, da JackBackPack, da Pierrot le Fou, da Scopio e de outros editores independentes e afiliados. Será uma óptima ocasião para adquirir livros a preços de ocasião, como convém nas melhores ocasiões.

 

Casas de Brasileiro
Duas novidades Dafne da autoria de Domingos Tavares

18 de Junho de 2015



Quem não conhece uma Casa de Brasileiro? Foram obras monumentais concebidas para demonstrar a opulência das fortunas conquistadas pela emigração do final do século XIX e início do século XX. A Dafne Editora vai apresentar dois livros da autoria de Domingos Tavares sobre esse fenómeno: Casas de Brasileiro e Palacete Marques Gomes. É uma parelha que integra a colecção Equações de Arquitectura e que explora a participação dos “torna-viagem” nas vanguardas da arquitectura moderna portuguesa.

O assunto não é evidente, mas estes livros demonstram que a disponibilidade e inventividade destes clientes, aliada ao conhecimento técnico e artístico de arquitectos eruditos, produziram resultados originais e, até agora, pouco reconhecidos.

Para além do texto, dos desenhos e ilustrações originais, os livros contam com ensaios fotográficos de Carlos Lobo, André Cepeda, Luís Oliveira Santos, João Armando Ribeiro e Inês d'Orey.

Os livros serão objecto de uma apresentação pelo autor, Domingos Tavares, autor da colecção Sebentas de História da Arquitectura Moderna e, também, do livro Francisco Farinhas: Realismo Moderno. A sessão, que será seguida de um simpático beberete, terá lugar na Sala Plana da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, na próxima quinta-feira dia 18 de Junho, pelas 18h30.

 

Saiba mais sobre o livro em www.dafne.pt e encomende-o por via postal através desta página.

 

Estes dois livros foram co-editados pela Dafne Editora e CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. O livro Palacete Marques Gomes contou com o apoio da Junta de Freguesia do Canidelo e da Quinta Marques Gomes.

 

Livro Dafne finalista dos Prémios FAD

15 de Maio de 2015



"Acuradíssima edició." Não é todos os dias que ouvimos palavras tão simpáticas em Catalão. Foi o caso do comentário do Júri dos Prémios FAD Pensamento & Crítica relativamente ao livro O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal,  que a Dafne Editora publicou ao longo de 2014.

O júri, composto por Federico Soriano, Enric Llorach e Ramon Faura, destacou o livro organizado por José Neves entre os 9 finalistas ao Prémio, fazendo ainda o seguinte comentário: "É sempre importante que existam ou se discutam as interferências ou relações conjuntas da arquitectura com outras disciplinas. Neste caso, o cinema e a arquitectura. Os filmes seleccionados e as parelhas entre cineasta e arquitecto geraram conversas longas e intensas que obrigavam a esta compilação."

Entre as 37 obras a concurso, a Dafne viu ainda ser seleccionado o livro Filarete: a Cidade Ideal, da autoria de Domingos Tavares. Filarete foi o último livro a ser publicado na série Sebentas de História da Arquitectura Moderna.

A Dafne é já uma habituée entre os finalistas dos Prémios FAD, tendo conquistado o Prémio ex aequo em 2012 com o livro Arquitectura em Público, da autoria de Pedro Gadanho.

Este ano, o anúncio dos premiados terá lugar no próximo dia 2 de Julho, no Disseny Hub Barcelona.

 

Manoel de Oliveira & João César Monteiro
O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal

9 de Março de 2015



Com a disponibilização dos fascículos Recordações da Casa Amarela e O Passado e o Presente, chega ao fim a publicação da colecção O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal que a Dafne Editora tem vindo a levar a cabo ao longo do último ano. 

Depois das apresentações em Serralves e na Cinemateca, a fechar o Outono de 2014, a conclusão da publicação organizada por José Neves vem abrir a Primavera de 2015. Entretanto, o livro já foi objecto de uma recepção crítica generosa, como é testemunho a recensão de José Marmeleira publicada no Ípsilon em Novembro.

E chegam também notícias da recepção dos livros da Dafne Editora noutras paragens, como foi o caso de uma nota na revista italiana Abitare, por Fabrizio Gallanti.

Concluída a missão d’O Lugar dos Ricos e dos Pobres… ao som do humor de Manoel de Oliveira, a Dafne Editora vai agora embarcar noutras aventuras editoriais, na esperança que as páginas publicadas sejam lidas e apreciadas por cada vez mais leitores. 

 

DESCARREGUE AQUI OS SEUS FASCÍCULOS GRATUITOS

OU COMPRE O LIVRO ATRAVÉS DA DAFNE EDITORA

 

A publicação deste livro foi possível graças ao financiamento da dgArtes Direcção Geral das Artes / Secretaria de Estado da Cultura, e do apoio à edição da Cinemateca Portuguesa.

ISBN: 978-989-8217-28-8. Dimensões: 15x22,5 cm, 408 páginas. Preço: 29,50 euros.

 

Conferência Lars Müller : 4 FEV : 21H30
Comunicar arquitectura num mundo analógico e digital

4 de Fevereiro de 2015



Depois de PAINEL, em 2012, MIES DADA, em 2013, BRASÍLIA, e LAS VEGAS, em 2014, a Dafne Editora recebe no Passos Manuel o editor de Zurique LARS MÜLLER, responsável pela edição de livros marcantes da arquitectura contemporânea, desde a monografia já histórica de Peter Zumthor, à reedição do Arquipélago Verde de Berlim, The City in the City, de Oswald Mathias Ungers e Rem Koolhaas, passando pelas explorações dos arranha-céus de Caracas no livro Torre David. Lars Müller vem ao Porto para nos falar dos impasses da arquitectura perante os mundos da edição analógica e digital.

 

CONFERÊNCIA NO CINEMA PASSOS MANUEL 

4 DE FEVEREIRO DE 2015, QUARTA-FEIRA, PELAS 21H30

 

A experiência de leitura e manuseamento de um livro é um acto físico, incita a um esforço cognitivo que inclui o conhecimento numa sequência de associações. Nesta conferência Lars Müller defende a primazia do analógico sobre o digital, sublinhando as características da experiência física como substância da realidade, individualidade e criatividade. A partir da sua experiência como editor é debatido o processo de publicação da arquitectura, sublinhando o espectro alargado de participações e contribuições nos longos processos de gestação editorial. Essa experiência abre linhas para uma reflexão sobre a natureza da prática crescente da publicação digital, um caminho que sugere novas possibilidades e qualidades de comunicação para a arquitectura. Entre estes dois mundos, um universo analógico e um universo digital, há vários aspectos da comunicação que, sem se excluírem entre si, oferecem pistas para um debate que ainda vai no adro.

APRESENTAÇÃO POR LIZÁ RAMALHO

LARS MÜLLER (Oslo, 1955), após ter estudado design gráfico e feito deambulações peripatéticas entre os Estados Unidos e a Holanda, regressou à Suíça em 1982 onde estabeleceu o seu atelier. Desde 1983 até hoje publicou cerca de 800 livros sobre tipografia, design, arte, fotografia e arquitectura. Tem ensinado em várias universidades e, desde 2009, é professor convidado da Harvard Graduate School of Design. Actualmente é Presidente da AGI, Alliance Graphique Internationale.

 

Organização: Dafne Editora Apoio FinanceiroDirecção Geral das Artes – Secretaria de Estado da Cultura Apoio Institucional: Ordem dos Arquitectos, Secção Regional Norte ApoiosPassos ManuelCasa do Conto.

 

Entrada livre. Conferência em Inglês, sem tradução. Rua Passos Manuel, 137 / Porto

Henri Labrouste, Biblioteca Sainte-Geneviève, Paris, 1848. BSG, Ms 4273 (F-18201)

 

Bom Ano, Cinema e Novidades

12 de Janeiro de 2015



A Dafne Editora deseja a todos os seus amigos e leitores um optimo 2015.

Para começar o ano publicamos mais um fascículo da colecção O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal, desta vez relativo ao fime Uma Rapariga no Verão, que transcreve uma conversa entre o arquitecto Duarte Cabral de Mello (1941-2013) e o realizador Vítor Gonçalves. 

Estes fascículos podem ser descarregados gratuitamente (em formato PDF) na página da Dafne Editora e correspondem à publicação de um ciclo de cinema homónimo organizado entre Outubro de 2007 e Março de 2008 pelo Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.

O livro que reúne os 12 fascículos também já está disponível aqui.

&

No próximo dia 4 de FEVEREIRO, pelas 21H30, terá lugar mais uma CONFERÊNCIA no PASSOS MANUEL, desta vez tendo como convidado o editor de Zurique LARS MÜLLER, que fará uma apresentação sob o tema "Comunicar Arquitectura num Mundo Analógico & Digital".

Mais novidades em breve.

 

Visite a página www.dafne.pt e descarregue gratuitamente o PDF aqui ou adquira o livro aqui.

Este publicação tem o apoio à edição da Cinemateca Portuguesa e foi financiada pela Secretaria de Estado da Cultura / DGArtes, Direção-Geral das Artes

 

 
2018  2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2010  2009  2008  2007  2006  2005  2004 
 
Se pretende receber novidades da Dafne Editora, subscreva o nosso correio electrónico.

Subscrever