Título
X
 
 

Livros para um ano novo
Bom ano 2017

31 de Dezembro de 2016



O sol de Dezembro não deixa dúvidas: o ano novo está à porta.

Enquanto a Dafne pensa em novos livros para 2017, vale a pena recordar os quatro livros Fora de Série que foram publicados neste ano que agora se encerra.

 

Em Março foi apresentada Uma Anatomia do Livro de Arquitectura, da autoria de André Tavares, em parceria com o Canadian Centre for Architecture e a editora Lars Müller Publishers. Este livro teve um amplo acolhimento internacional, incluindo o Prémio Publicações da X Bienal Iberoamericana de Arquitectura e Urbanismo e recensões em várias revistas da especialidade, incluindo a Domus, De Witte Raaf, Arquilecturas, Rita, Metropolis, Jornal Arquitectos e na própria Amazon.

Em Maio, em parceria com a Ordem dos Arquitectos e a Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, publicámos o catálogo da exposição Arquitetura em Concurso, coordenado por Luís Santiago Baptista a partir dos documentos da exposição homónima.

Em Setembro, o livro Uma Coleção de Arquitetura Moderna na América Latina, reuniu um conjunto de fotografias de Leonardo Finotti, também em parceria com as editoras Obra e Lars Müller Publishers.

E em Novembro, foi finalmente desvendada a história e o trabalho de Correia da Silva, num livro de Domingos Tavares a propósito de um arquitecto municipal cujo trabalho, admirado na cidade e olhado com suspeição por muitos arquitectos, era até então essencialmente desconhecido.

 

Não há livros sem leitores e, a cada ano, a Dafne fica feliz em saber que os seus livros encontram leitores interessados e dedicados. A todos, feliz ano novo.

Foto Léon Gimpel, Paris

 

Correia da Silva : Arquitecto Municipal
Novo livro de Domingos Tavares

8 de Novembro de 2016



Há obras que são indissociáveis da cidade do Porto e da sua identidade, o Mercado do Bolhão e os Paços do Concelho são duas delas. Ao contrário dessas obras que concebeu, Correia da Silva é um arquitecto ignorado ou marginalizado pela crítica e pela história, relegado para as teias da cultura parisiense das Beaux-Arts que sempre foi avessa às vanguardas modernas. Este livro, da autoria de Domingos Tavares, vem colmatar essa lacuna.

São 240 páginas, profusamente ilustradas com fotografias e desenhos, que percorrem aspectos da vida e da obra deste arquitecto portuense, que também foi autor de obras como o Matadouro Municipal de São Roque da Lameira, a garagem dos Bombeiros Municipais da Foz do Douro, a Escola Infantil do Passeio Alegre e a Igreja do parque de La Salette, em Oliveira de Azeméis. São obras que têm sido esquecidas enquanto marca de uma época, expressão coerente de internacionalização da nossa cultura.

 

CORREIA DA SILVA, ARQUITECTO MUNICIPAL

LANÇAMENTO DO LIVRO:

8 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA, PELAS 21H30

PORTO: CINEMA PASSOS MANUEL

 

O lançamento do livro será ocasião para uma apresentação de Domingos Tavares sobre a vida e obra de Correia da Silva, procurando perceber por que razão, passados os anos da afirmação revolucionária da República, o artista se deixou apagar em tempo de avanço das correntes modernas.

 

ISBN: 978-989-8217-37-0. Dimensões: 21,6x26,2 cm, 240 páginas. Preço: 31,80 euros.

 

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt

Este livro foi co-editado pela Dafne Editora e CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com o apoio da Câmara Municipal do Porto.

Porto, Paços do Concelho, escadaria exterior demolida (AHMP, fotografia Guilherme Bomfim Barreiros)

 

Arquitectura Moderna na América Latina
Novo livro de Leonardo Finotti

24 de Outubro de 2016



Já circula nas livrarias Uma Coleção de Arquitetura Moderna na América Latina, um livro de fotografia da autoria de Leonardo Finotti.

Através de cerca de cem fotografias de obras conhecidas e desconhecidas em Montevideo, Valparaíso, Asunción, São Paulo, Belo Horizonte, Lima, Bogotá, Ciudad de México e La Habana, este conceituado fotógrafo dá corpo a uma importante panorâmica sobre a arquitetura da região. As fotografias foram concebidas e apresentadas para colocar a arquitectura sob uma avaliação objetiva. Esta ambição de desenvolver uma visão sem preconceitos permite ao observador do livro e das fotografias ter um olhar directo sobre as qualidades e variedade da arquitectura Latino-Americana, desde estádios a edifícios públicos e habitações privadas.

A edição portuguesa do livro, resultado de uma parceria com a editora Lars Müller Publishers, tem uma tiragem limitada a 400 exemplares para distribuição em Portugal e no Brasil.

O livro conta com um prefácio de Barry Bergdoll, com quem Finotti trabalhou para a exposição Latin America in Construction, apresentada no MoMA em 2015. Bergdoll afirma que «Finotti captura e preserva o optimismo do período heróico do modernismo do pós-guerra, quando a arquitectura construía tanto o enquadramento da vida quotidiana quanto as aspirações das suas culturas».

 

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, mas também através da página Internet da Dafne Editora www.dafne.pt 

 

PRÓXIMO LANÇAMENTO

No próximo dia 8 de Novembro, pelas 21H30 no Cinema Passos Manuel, o arquitecto Domingos Tavares vai apresentar a última novidade da Dafne Editora para o ano 2016, o livro António Correia da Silva, Arquitecto Municipal. Reserve já essa noite para descobrir a vida e a obra de um dos mais importantes (e desconhecidos) arquitectos do Porto, autor, entre outras obras, dos Paços do Concelho, do Matadouro Municipal e do Mercado do Bolhão.

 

 

 

Arquitetura em Concurso : Lançamento do Livro
Garagem Sul do Centro Cultural de Belém

24 de Maio de 2016



O arquiteto que nunca fez um concurso de arquitetura que se acuse! Os concursos fazem parte da cultura arquitetónica e, através deles, é possível reinventar a própria arquitetura.

Amanhã, dia 24 de Maio, pelas 19h00 na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, vai ser lançado o livro Arquitetura em Concurso: Percurso Crítico pela Modernidade Portuguesa, uma compilação do material apresentado na exposição homónima, ampliado por um conjunto assinalável de textos críticos.

Publicado pela Dafne Editora, numa co-produção com Ordem dos Arquitectos Secção Regional do Sul e o Centro Cultural de Belém, o livro é uma publicação da investigação alargada levada a cabo no âmbito do programa Escolha Arquitectura e coordenada por Luís Santiago Baptista.

O livro organiza-se por grandes temas através de uma selecção criteriosa de concursos que permitem uma interpretação histórica da disciplina e da profissão, bem como uma leitura das transformações do país ao longo da modernidade. Por um lado Arquitetura em Concurso apresenta material diagramático, gráfico, fotográfico e documental de quase meia centena de concursos de arquitetura incontornáveis dos últimos 100 anos em Portugal. Por outro lado, Arquitetura em Concurso convoca uma série de ensaios originais que desenvolvem uma análise crítica de alguns destes exemplos. Em suma, o livro assume-se como um documento fundamental para a compreensão alargada do papel dos concursos de arquitectura na transformação da sociedade portuguesa no último século.

O lançamento da publicação é antecedido por uma visita guiada pelo arquiteto Michel Toussaint à exposição, que terá início pelas 18h00. A exposição estará patente até ao dia 29 de Maio.

 

24 DE MAIO, TERÇA-FEIRA, PELAS 19H00

LISBOA: GARAGEM SUL DO CENTRO CULTURAL DE BELÉM  

APRESENTAÇÃO POR LUÍS SANTIAGO BAPTISTA

 

Saiba mais sobre o livro em www.dafne.pt e encomende-o por via postal através desta página.

 

 

Casas de Brasileiro na Figueira da Foz
A propósito do livro de Domingos Tavares

14 de Maio de 2016



Este sábado dia 14 de Maio, pelas 18H00, Domingos Tavares irá apresentar no Centro de Espetáculos da Figueira da Foz o livro Casas de Brasileiro, a propósito da inauguração de uma exposição homónima de fotografias da autoria do arquitecto Júlio de Matos.

Organizada pelo Núcleo de Arquitectos da Região de Coimbra a exposição patente até dia 12 de Junho apresenta parte do trabalho fotográfico de investigação documental da autoria do arquitecto Júlio de Matos, onde se explora, de forma simultaneamente figurativa e mística, a influência que os emigrantes retornados do Brasil poderão ter tido na formação da vanguarda artística e na modernização da arquitectura Portuguesa na transição do século XIX para o século XX.

Por sua vez, o livro de Domingos Tavares, publicado em 2015 pela Dafne Editora, demonstra como a disponibilidade e inventividade destes clientes, aliada ao conhecimento técnico e artístico de arquitectos eruditos, produziram resultados originais e, até agora, pouco reconhecidos. Para além do texto e dos desenhos e ilustrações originais, este livro conta com ensaios fotográficos de Carlos Lobo, André Cepeda, Luís Oliveira Santos, João Armando Ribeiro e Inês d'Orey.

 

CAE Figueira da Foz: Sala 3

Sábado 14 de Maio pelas 18 horas

Organização Núcleo de Arquitectos da Região de Coimbra

 

Saiba mais sobre o livro em www.dafne.pt e encomende-o por via postal através desta página.

 

Diogo Seixas Lopes
1972-2016

18 de Fevereiro de 2016



A Dafne fica profundamente triste com a morte de Diogo Seixas Lopes, um amigo e companheiro.

Ele gostava de lembrar, com um sorriso malandro, que Dafne era um anagrama de Fenda, duas editoras que o têm no coração.

A sua generosidade fica expressa nas suas obras e nos seus livros.

Diogo Seixas Lopes, Toronto, 2011, com Mies van der Rohe 

 

Uma Anatomia do Livro de Arquitectura
novo livro de André Tavares

17 de Fevereiro de 2016



Já está disponível a mais recente publicação da Dafne Editora, Uma Anatomia do Livro de Arquitectura, um livro sobre livros da autoria de André Tavares, coordenador da Dafne Editora e comissário geral – com Diogo Seixas Lopes – da próxima edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa. Esta anatomia navega pela história da edição, desde os primeiros tratados do Renascimento até ao final dos anos de 1920, com as publicações dos arquitectos modernos. 

Nas palavras do autor, «o modo como o livro de arquitectura articula imagem e texto, como procura mecanismos visuais para descrever processos construtivos ou como ensaia caracterizar espacialidades e movimentos dentro e fora dos edifícios, habilita-o a desafiar a própria natureza do livro. Em certos casos, o processo que articula as ideias dos arquitectos com a experiência dos leitores gera um espaço próprio. Num momento em que as tecnologias digitais ameaçam a compreensão das qualidades físicas dos objectos, o livro é um reduto da arquitectura que exige a compreensão da sua natureza física, da textura das suas páginas, da natureza do seu peso.»

 

APRESENTAÇÕES E LANÇAMENTOS


3 DE MARÇO, QUINTA-FEIRA, PELAS 18H00

MONTRÉAL: CANADIAN CENTRE FOR ARCHITECTURE 

 

15 DE MARÇO, TERÇA-FEIRA, PELAS 19H00

LISBOA: TRIENAL DE ARQUITECTURA DE LISBOA

APRESENTAÇÃO POR JOAQUIM MORENO

 

17 DE MARÇO, QUINTA-FEIRA, PELAS 21H30

PORTO: CINEMA PASSOS MANUEL

APRESENTAÇÃO POR JOAQUIM MORENO


Saiba mais sobre o livro em www.dafne.pt e encomende-o por via postal através desta página.

Esta é uma edição Fora de Série, com 400 páginas profusamente ilustradas e que resulta de uma parceria editorial com a casa de Zurique Lars Müller Publishers e o prestigiado Canadian Centre for Architecture, de Montréal. O livro contou também com o apoio da Graham Foundation, de Chicago e do Lab2PT, de Guimarães.

 
2018  2017  2016  2015  2014  2013  2012  2011  2010  2009  2008  2007  2006  2005  2004 
 
Se pretende receber novidades da Dafne Editora, subscreva o nosso correio electrónico.

Subscrever