Este livro é um levantamento fotográfico da Linha do Tua. Do quilómetro 0, na foz do rio Tua, ao quilómetro 133, em Bragança, a linha oferece o caminho e o objecto que nos guia o olhar. As imagens registam o processo de conquista do vale do Tua pela natureza agreste, e a ambiguidade entre a violência e a delicadeza que o rasgamento da linha infligiu na morfologia do terreno. Essa construção permitiu o estabelecimento de um traçado contínuo e homogéneo, onde circularam comboios durante cento e vinte um anos, articulando paisagens que seriam naturalmente diversas.
O abandono progressivo da linha pôs em marcha uma apropriação no sentido inverso, um tempo em que a Natureza e o Homem começaram a tomar conta dos materiais e das suas formas.
O olhar de Duarte Belo regista estes processos, sem complexos, com a calma e o tempo do percurso pedestre e com particular reverência ao valor patrimonial dos objectos e da paisagem. O resultado é um registo extensivo do que foi a Linha do Tua.
Com o objectivo de conseguir um preço de venda ao público mais aprazível, estamos a associar à edição a venda de um conjunto de cinco fotografias impressas em séries de dez exemplares, numeradas e assinadas. Com a compra de uma fotografia será oferecido um exemplar do livro.
Por ocasião da publicação do livro construiu-se uma página Internet com algumas informações complementares, incluindo uma série fotográfica especial. Descubra essa página através desta ligação.
Veja através desta ligação um pequeno filme a propósito do livro.
O autor e a Dafne agradecem o apoio da Quinta das Murças.
€19,00
Equações de Arquitectura:
n.º 30
Dimensões:
212 p., 15,0×22,5 cm
Peso:
500 g
Edição:
Dafne Editora
Data:
Setembro de 2013
DL:
363487/13
ISBN:
978-989-8217-23-3
Design:
Rui Silva – Alfaiataria