Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

José Neves
O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal

Desde sempre, no cinema como no mundo – nos quartos, nas casas e nas cidades –, os ricos e os pobres tiveram os seus lugares, mais ou menos nítidos: da fábrica de onde saem os operários dos irmãos Lumière, a Xanadu de Citizen Kane; dos «lugares de miséria atrás de magníficos edifícios» dos Olvidados de Buñuel, à Paris dos seus burgueses discretamente encantadores; da vila dos pescadores de La Terra Trema, às villas das condessas, reis e príncipes de Visconti; dos albergues dos pobres de Preston Sturges, aos hotéis de luxo de Lubitsch; dos borgate dos subproletários de Pasolini, aos subúrbios das famílias remediadas de Ozu; das ruas da vergonha de Mizoguchi, aos becos e ruelas do Anjo Azul; da casa da mãe siciliana de Huillet e Straub, à Versalhes do Rei Sol de Rossellini; das roulottes dos lusty men de Nicholas Ray, à Fat City de John Huston; do quarto alugado da rapariga da mala de Zurlini, ao palácio dos seus amantes, aos lugares dos criados e dos senhores de Jean Renoir, todos os lugares de Chaplin…

Qual tem sido, em Portugal, o lugar dos ricos e dos pobres no cinema? Qual vai sendo o lugar dos ricos e dos pobres na arquitectura? Como é que o cinema pensa e olha essa arquitectura? Pode a arquitectura pensar e construir-se também a partir desse cinema? Foram estas questões que levaram à realização de um ciclo de doze filmes promovido pelo Núcleo de Cinema da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, com a coordenação de José Neves.

À sua projecção, que aconteceu durante seis meses na Cinemateca Portuguesa, entre Outubro de 2007 e Março de 2008, seguiu-se uma conversa, na maior parte dos casos entre o realizador do filme e um arquitecto convidado. Os doze fascículos desta colecção transcrevem essas conversas. Em Maio de 2014 foi publicado o livro O Lugar dos Ricos e dos Pobres no Cinema e na Arquitectura em Portugal, que reúne os doze fascículos sob forma impressa em formato livro.

Paulo Rocha, Eduardo Souto de Moura, Manuela de Freitas, José Neves, Pedro Costa, Manuel Graça Dias, João Bénard da Costa, Fernando Lopes, Alexandre Alves Costa, Seixas Santos, Nuno Teotónio Pereira, João Mário Grilo, Nuno Portas, Luis Miguel Cintra, Beatriz Batarda, Ricardo Aibéo, João Luís Carrilho da Graça, Vítor Gonçalves, António Belém Lima, Duarte Cabral de Mello, João Botelho, Raul Hestnes Ferreira, Jorge Silva Melo, Pedro Maurício Borges, Margarida Gil, João Pedro Bénard da Costa, Joaquim Pinto, Manoel de Oliveira

Os fascículos que compõem este livro estão gratuitamente disponíveis online, aqui.

A publicação deste livro foi possível graças ao financiamento da dgArtes – Direção-Geral das Artes/Secretaria de Estado da Cultura, e do apoio à edição da Cinemateca Portuguesa.

29,00

Fora de Série: n.º 3
Dimensões: 408 p., 15,0×22,5 cm
Peso: 970 g
Edição: Dafne Editora
Data: Outubro de 2014
DL: 381867/14
ISBN: 978-989-8217-28-8
Design: João Guedes/Dobra