O que se considera «suporte» para o projecto e obra de arquitectura? E como pode essa obra tornar-se, por sua vez, suporte?
A noção de «suporte» facilmente se confunde com a ideia genérica de estrutura, ou de conjunto de sistemas, o que não é necessariamente errado. Mas se se pretende explorar uma especificidade para tentar utilizar essa noção como referência operativa, será importante tentar caracterizá-la. Tome-se como exemplo um texto. Se for escrito, o seu suporte é o livro. Se for contado, é a voz. Se for lido numa emissão radiofónica, o suporte do texto passa a ser o sistema de radiofusão (ou a voz através dele). Se for representado em cinema ou teatro, serão os espectáculos cinematográfico ou teatral. E por aí fora. A estrutura do texto não se altera necessariamente consoante as maneiras de o apresentar, apesar de poder assumir adaptações que tornem o texto mais eficaz face ao dispositivo de comunicação: por exemplo, a adaptação do texto para argumento dramático, em que se introduzem questões de ritmo e de tempo; o guião em que discriminam minuciosamente procedimentos técnicos específicos capazes de assegurar a execução do texto em peça teatral. Vistas as coisas deste modo, o suporte corresponde à forma como um texto se veicula. O suporte depende da comunicação e define-a.
Gratuito
Opúsculos:
n.º 12
Dimensões:
16 p., 15,0×22,5 cm
Edição:
Dafne Editora
Data:
Abril de 2008
DL:
246357/06
ISSN:
1646-5253
Design:
Manuel Granja