Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

23 Maio 2023
A Construção do Algarve
Novo livro de Ricardo Costa Agarez

Fotografia de Artur Pastor. Hotel Balaia, Albufeira. Arquivo Municipal de Lisboa, ART030302

Agora que o sol brilha e o calor aperta, vale a pena perguntar de que lado é que se olha para o Algarve? Qual é o ponto de vista da história? A Construção do Algarve, da autoria de Ricardo Costa Agarez, é o mais novo livro da Dafne Editora onde se exploram as aventuras menos evidentes que articulam arquitectura moderna, regionalismo e identidade entre as décadas de 1920 e 1960 nesta região do sul de Portugal. Nesta narrativa, os arquitectos heroicos do passado não são os protagonistas, porque o seu trabalho é acompanhado por construtores, engenheiros, clientes, decisores e outros actores fundamentais para a construção da paisagem. Neste retrato, que desafia a narrativa convencional do «Regionalismo Crítico», a arquitectura moderna portuguesa no Algarve emerge como uma forma de construção verdadeiramente popular.

A Construção do Algarve publica em português o resultado de uma tese original em Inglês, distinguida como outstanding thesis pelo Royal Institute of British Architects em 2013 e publicada pela Routledge em 2016 como Algarve Building. Saiba mais sobre o livro através desta ligação.

O livro vai ser apresentado em Lisboa e Faro, em conversa com o autor e a arquitecta Teresa Valente, nos próximos dias 23 de Maio e 3 Junho.

LISBOA
23 DE MAIO
Terça-feira, 18H15
Fundação Calouste Gulbenkian
Auditório 3, Av. de Berna 45 A
1067-001 Lisboa

FARO
3 DE JUNHO
Sábado, 19H30
Jardim da Alameda / Pátio da Biblioteca
8000-241 Faro

Esta edição não teria sido possível sem o generoso apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, da Câmara Municipal de Faro, do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território DINÂMIA’CET-Iscte do ISCTE — Instituto Universitário de Lisboa, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve e do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, assim como da Secção Regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos.

Ricardo Costa Agarez, A Construção do Algarve. Arquitetura Moderna, Regionalismo e Identidade no Sul de Portugal, 1925-1965, ISBN: 978–989–8217–60–8. Dimensões: 17,0 × 24,0 cm, 408 páginas. Preço: € 30,00.