13 Junho 2024
Aprender a Desaprender
Novo livro editado por Paulo Moreira
O diálogo é uma forma privilegiada de conhecer o mundo e as pessoas que o habitam. Na próxima quinta-feira dia 13 de Junho, pelas 21H30 no Instituto, no Porto, a Dafne Editora apresenta os Diálogos para a descolonização da arquitetura, uma contribuição singela e poderosa para compreender os caminhos, os métodos e as abordagens que uma nova geração está a usar para posicionar a arquitetura no debate sobre a descolonização. A apresentação do livro trará à conversa Kitty Furtado, André Tavares e Paulo Moreira.
O livro, editado por Paulo Moreira, reúne contributos de Ibiye Camp, Margarida Waco, Mónica de Miranda, Luísa Santos, Banga Colectivo, Cartografia Negra, Natache Sylvia Iilonga, Thaís Andrade, Gabriela Leandro Pereira, Lara Isa Costa Ferreira, Demas Nwoko e Anyibofu Nwoko Ugbodaga. São muitas vozes de origens e percursos variados, cuja experiência torna acessível, num tom coloquial, claro e assertivo. Estes contributos desafiam as heranças coloniais, com as dificuldades e riscos inerentes. O objetivo é ampliar o alcance da disciplina da arquitetura, mesmo que não haja certeza nem convergência de ideias a propósito das suas ferramentas. O caminho não é linear, mas olhar «ao contrário» e romper os discursos predominantes pode ser um bom ponto de partida.
+
PORTO
13 JUNHO
Quinta-feira, 21H30
Aprender a desaprender
Conversa com Kitty Furtado, André Tavares e Paulo Moreira
Instituto
Rua dos Clérigos, 44
4050-204 Porto
Aprender a desaprender é uma co-edição Dafne Editora e Instituto e teve o apoio do programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
Paulo Moreira (ed.), Aprender a desaprender. Diálogos para a descolonização da arquitetura, ISBN: 978-989-8217-63-9. Dimensões: 15,0 × 22,5 cm, 156 páginas. Preço: € 20,00.
Os livros da Dafne Editora podem ser adquiridos nas melhores livrarias, ou online, em www.dafne.pt.