Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

19 Junho 2020
A arquitectura de André Soares apresentada por Domingos Tavares

André Soares, Capela de Santa Maria Madalena da Falperra, Braga, 1753/1757. Fotografia de Carlos Lobo

Porque não foi possível fazer, para já, uma apresentação do livro que a Dafne Editora acabou de lançar, publicamos um pequeno filme com uma apresentação de Domingos Tavares a propósito do livro André Soares: Arquitecto Tardo-barroco. Ao longo de alguns minutos podemos ouvir a voz do autor e as suas expressões a dar corpo ao discurso e ao conhecimento impresso nas páginas do livro. Veja o filme através desta ligação.

Em tempos de pandemia o universo online tomou conta do nosso espaço físico. Condenados ao ecrã do computador ou a outros suportes de leitura retro-iluminados, os livros parecem-se cada vez mais a companheiros resgatados de um mundo distante. O que diria André Soares, um arquitecto tardo-barroco, desta condição? O seu trabalho foi profundamente influenciado pela circulação da imagem impressa, gravuras em cobre e páginas de livros que, em pleno século XVIII, difundiram através da Europa modelos que aproximaram culturas e estabeleceram pontos de ligação entre o que se passava em Braga, Viena e Amesterdão. E, apesar da euforia digital, os livros não desapareceram, hoje imprimem-se mais livros do que alguma vez foram impressos. Quem está a desaparecer somos nós, excluídos do espaço social e substituídos progressivamente por algoritmos maquiavélicos. Por isso é com muita alegria que divulgamos este filme, na esperança que possa atiçar a curiosidade pelo livro e pelas obras que André Soares construiu no Alto Minho. E fica a expectativa de que, no Inverno, por ocasião dos 300 anos do nascimento de André Soares, seja possível reencontrarmos presencialmente os nossos leitores e amigos.

A realização deste filme só foi possível graças à colaboração preciosa de Dinis Sottomayor cujo trabalho pode ser descoberto através desta ligação.

+
Saiba mais sobre este livro através desta ligação.

ISBN: 978-989-8217-52-3. Dimensões: 15,0 × 22,5 cm, 192 páginas. Preço: € 17,00.

Adquira os nossos livros nas melhores livrarias ou directamente online, na página www.dafne.pt ou através do e-mail dafne@dafne.pt.