Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

29 Outubro 2022
Encontros Heteróclitos
Discussões museológicas em Guimarães e no Porto

A cultura expositiva e museológica enfrenta hoje vários desafios. No contexto da parceria entre a Dafne Editora e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, que conduziu à construção do Protótipo Heteróclito, vão ter lugar em Guimarães, no sábado 29 de Outubro, e no Porto, na sexta-feira 11 de Novembro, vários encontros para discutir as formas e os modos de expor. Os objetos guardados pelos museus incorporam dimensões problemáticas como os patrimónios coloniais e as respetivas questões de restituição, as identidades, os conflitos ambientais, as tensões latentes em países e lugares em guerra, além de questões de linguagem e tradução que, numa perspetiva filosófica, são a base da representação.

Estes Encontros Heteróclitos, concebidos e moderados por Marta Mestre e André Tavares, reúnem um grupo de pessoas que têm pensado estas questões em diferentes áreas do conhecimento (estudos pós-coloniais, antropologia, arquitetura, educação, sociologia, filosofia, etc.). A discussão terá como ponto de partida as coleções do CIAJG, compostas por objetos de proveniências e tradições culturais díspares entre si, e centrar-se-á nos modos de relação entre objetos, nas suas traduções e histórias de vida. Ao migrarem de «estatuto», entre funções rituais, objetos etnográficos, obras de arte, mercadorias transacionáveis e peças museológicas, os objetos permitem vislumbrar percursos marcados por assimetrias de poder, estratégias comerciais e práticas de apropriação. Mas são também veículos de contactos interculturais, agentes de globalização.

29 DE OUTUBRO
GUIMARÃES
CIAJG, Blackbox

15h00—16h00
O caso do MASP, Museu de Arte de São Paulo
Conversa online com Zoy Anastassakis e Gustavo Cedroni (Metro Arquitetos)

16h30—18h30
A forma e o modo de expor objetos 
Discussão com Bruno Sena Martins, Diogo Passarinho, María Iñigo Clavo, Mariana Pestana, Mariana Pinto dos Santos, Mário Moura, Paulo Mendes, Paulo Moreira, Sofia Victorino, Tiago Castela, moderada por Marta Mestre e André Tavares.

11 DE NOVEMBRO
PORTO
FAUP, Auditório Fernando Távora
Entrada livre, agradecemos inscrição antecipada através deste link.

17h00—19h00
Problemas e projetos de sistemas expositivos
Apresentações e debate com Enrique Ramirez, Oren Sagiv e Aslı Çiçek
+
Aslı Çiçek é arquiteta e professora em Hasselt e Ghent e autora de vários projetos expositivos temporários e permanentes, assim como de cenografia e mobiliário. Enrique Ramirez é historiador de arte e arquitetura. Ensina na Yale School of Art e é autor do livro no prelo Lines of Least Resistance: Architecture, Aeronautics, and Other Airs of Modernity. Oren Sagiv é arquiteto e curador, professor na Bezalel Academy for Art and Design em Jerusalém. Entre 2011 e 2018 foi designer de exposições do Israel Museum em Tel Aviv.

21h00
Rendez-vous no Instituto
Rua dos Clérigos, 44

Uma noite de amena conversa sem destino em torno de Heteróclitos e outras aventuras construtivas.

+
Os nossos leitores atentos às redes sociais já devem ter reparado na erupção inflamada da Dafne Editora no Instagram, onde os objetos das coleções do CIAJG têm sido publicados num ensaio visual de Attilio Fiumarella, em diálogo com episódios interestelares da autoria de Enrique Ramirez.

+
As fotografias, da autoria de Attilio Fiumarella, são um ensaio visual sobre a coleção do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, 2022.

Este projeto, realizado em parceria com o CIAJG, conta com o apoio financeiro da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) e os apoios preciosos da ArtWorks e do Instituto.