Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

9 Maio 2019
Francisco de Cremona
Alexandre Alves Costa & José Ferrão Afonso

O farol de São Miguel-o-Anjo, na barra do Douro, é uma obra de Francisco Cremona. O projecto de restauro em curso, da autoria do Atelier 15 e do arquitecto Alexandre Alves Costa, levanta um sem número de questões a propósito da sua história, do Renascimento em Portugal, dos mecanismos e estratégias de intervenção no património e, também, da relação entre projecto e história.

No próximo dia 9 de Maio, na sequência do livro A Herança do Muratore, que a Dafne Editora publicou em Setembro passado, terá lugar na Fundação Eugénio de Andrade, uma conferência por Alexandre Alves Costa e José Ferrão Afonso centrada nas problemáticas abertas pelo farol de São Miguel-o-Anjo e a obra de Francisco de Cremona. Esta conferência é uma iniciativa da União das Juntas de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde.

O mestre italiano Francisco de Cremona terá vindo para Portugal por volta de 1524, na comitiva do ex-embaixador de D. Manuel I na corte papal, D. Miguel da Silva, entretanto nomeado Bispo de Viseu. Cremona construiu para o seu patrono e outros comitentes uma série de arquitecturas emblemáticas no Norte do país e, sobretudo, na Foz do Douro, couto do mosteiro de Santo Tirso de que D. Miguel foi abade comendatário.

+
FRANCISCO DE CREMONA :
ALEXANDRE ALVES COSTA & JOSÉ FERRÃO AFONSO
9 DE MAIO, QUINTA-FEIRA, PELAS 18H00
PORTO: Auditório da Fundação Eugénio de Andrade, Rua do Passeio Alegre, 584, 4150-677 Porto

+
Saiba mais sobre este livro através desta ligação.