Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

7 Junho 2021
Jacques Gubler apresenta Cara Senhora Tosoni

Concurso de construções de neve, La Chaux-de-Fonds, inverno 1906-1907, postal n.º 5

Já circula pelas livrarias e por algumas mesinhas de cabeceira o livro Cara Senhora Tosoni, de Jacques Gubler, o novo livro da colecção Equações de Arquitectura que reúne os postais publicados na revista Casabella entre 1982 e 1995. Como ainda não estamos em maré de viagens, para assinalar o lançamento do livro preparámos um pequeno filme em que podemos ouvir a voz do autor e os argumentos que são explorados nos postais.
Veja o filme através desta ligação.

Cara Senhora Tosoni
Os postais da Casabella 1982–1995

Entre 1982 e 1995, a revista milanesa Casabella foi dirigida por Vittorio Gregotti. Durante essa década, a arquitectura esteve no epicentro do debate entre a euforia pós-moderna e a gravitas da continuidade moderna. A Casabella foi um espaço de resistência cultural e epistemológica à combustão do quotidiano, num momento em que as então novas políticas neoliberais tornavam visíveis a violência das transformações urbanas do final do século. A revista passou a ser uma plataforma de convergência de ideias, consubstanciadas em projectos e obras, que apontavam alternativas ideológicas e metodológicas ao denominador comum do capital financeiro. Foi nesse contexto que a obra de Álvaro Siza, por exemplo, ganhou um sentido europeu e uma importante caixa de ressonância crítica.
A Senhora Tosoni era a secretária da redacção da Casabella. A cada mês, Jacques Gubler enviava um postal à Senhora Tosoni que o publicava na última página da revista. A troca epistolar mergulhava na iconografia e na história, descodificando sentidos para compreender as contradições do passado e encontrar as coordenadas do presente. A erudição das referências era acompanhada pela petite histoire, uma convivialidade que conferia aos heróis da arquitectura a humanidade que tinham perdido nas páginas dos livros. A história da tecnologia, do carrinho de mão à construção de pontes, trazia para primeiro plano o esforço físico e as contradições sociais da construção. O postal ilustrado, que ao longo do século XX foi uma arma poderosa para a disseminação de imagens do mundo, oferecia aos leitores da revista a iconografia da homenagem crítica ao internacionalismo moderno. O tom irónico, muitas vezes hermético, e o humor, eram convocados para construir uma compreensão ampla dos fenómenos da arquitectura.

Adquira o livro nesta ligação através da página Internet da Dafne Editora.

 

Jacques Gubler, Cara Senhora Tosoni, ISBN: 978-989-8217-53-0. Dimensões: 15,0 × 22,5 cm, 276 páginas, 480 g. Preço: € 21,00.

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou online, em www.dafne.pt.