Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

17 Novembro 2020
Prémio Design de Livro 2020 : Arquivo Diogo Seixas Lopes

A Dafne está feliz !
O livro Arquivo Diogo Seixas Lopes foi galardoado com o Prémio Design de Livro 2020 da Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), atribuído ao melhor design editorial de livros publicados no último ano em Portugal. O prémio distingue o trabalho do atelier R2, que desenhou o livro e deu forma às 856 páginas do seu conteúdo.

O livro já o conhecemos, é uma compilação dos textos, artigos, publicações e críticas escritas por Diogo Seixas Lopes (1972-2016). O júri do prémio, constituído por Sílvia Prudêncio, Miguel Wandschneider, Rui Costa e Rui Silva, foi consensual a salientar «o modo categórico, extremamente competente, como R2 respondeu ao desafio complexo de formalizar e organizar os materiais de texto e de imagem, assegurando a consistência estrutural e o ritmo do livro ao longo das suas mais de oitocentas e cinquenta páginas.»
Como é que a matéria heterodoxa do pensamento ganha uma forma coerente? A resposta a essa dúvida, que nos guiou na edição dos conteúdos, foi a própria forma do livro, reflectindo a convicção de Seixas Lopes na coerência entre forma e mensagem.

O livro Arquivo Diogo Seixas Lopes vai agora ser o ponta-de-lança numa selecção nacional de livros a que foram atribuídas menções honrosas, como Ce qu’il reste com design de Joana Durães e Irma Blank com design do Atelier Carvalho Bernau, assim como um conjunto de dezassete livros que é testemunha da qualidade e pujança do design editorial português de hoje. Esta equipa vai agora apresentar-se ao concurso Best Book Design From All Over the World 2021, promovido pela fundação alemã Buchkunst.

A seleção do júri partiu do pressuposto de que «o design não deve ser considerado independentemente de aspectos da conceção e fabricação do livro que, com demasiada frequência, são considerados exteriores ao design, mas de que o/a designer não se deve alhear», tendo considerado «importante a articulação do design com o trabalho de seleção e organização dos conteúdos do livro». Foram também considerados «outros aspetos que afectam a função e o funcionamento do livro, como o tipo e a gramagem dos papéis, ou a qualidade da encadernação», tendo o trabalho tipográfico sido «objeto de especial atenção».

 

Arquivo Diogo Seixas Lopes, ISBN: 978-989-8217-48-6. Dimensões: 21,6 × 26,6 cm, 856 páginas. Preço: € 60,00.
O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou online, em www.dafne.pt.