19 Abril 2022
Primavera a Prémio
Primavera Tardia finalista dos Prémios FAD
Os finalistas dos Prémios FAD de Pensamento e Crítica, atribuídos pela associação catalã Foment de les Arts i del Disseny, «agrupam os melhores textos dedicados à arquitectura publicados ao longo do ano de 2021». Na edição deste ano, o júri, presidido pela arquitecta Marta Llorente e composto por Kathrin Golda-Pongratz e Alessandro Scarnato, seleccionou entre os cinco finalistas o livro Primavera Tardia, Uma Viagem pela Memória e pela Paisagem do Japão, da autoria de Eliana Sousa Santos e Tiago Silva Nunes. O livro mereceu este comentário:
Este ensaio é a união de várias etapas de uma singular viagem ao Japão, durante a qual os autores seguem as associações entre memória, cultura e realidade: o encontro com obras emblemáticas e vernaculares da arquitectura, com os lugares do cinema e da literatura, ou com vestígios de destruições bélicas e ecológicas, vão marcando os seus percursos. O texto sabe combinar passado e presente: construir uma paisagem entre imaginação e memória. As imagens fotográficas dos autores reforçam o tom e o carácter desta viagem.
O livro da Dafne Editora está nesta corrida primaveril com mais quatro títulos: El Escorial: Imperio y Estómago, da autoria de David Bestué; Capital de Provincia, da autoria de Carlos Romero Rey, ambos publicados pela Caniche Editorial; Todas las Escaleras del Mundo, da autoria de Santiago de Molina e publicado pelas Ediciones Asimétricas; e Mi Casa, Tu Ciudad, da autoria de Fernanda Canales e publicado por Puente Editores. Parabéns aos autores.
Saiba mais sobre os Prémios FAD aqui e veja no site www.dafne.pt como adquirir o livro Primavera Tardia ou outros livros da Dafne Editora.