Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

24 Maio 2022
Tiago Saraiva apresenta o livro Porcos Fascistas
Lançamento seguido de beberete antifascista

Já circula pelas melhores livrarias um livro de capa vermelha e dura, Porcos Fascistas. O seu conteúdo nem sempre é fácil de digerir, entre trabalhos forçados e genocídios, invasões e guerras que vão do deserto do Namibe à Ucrânia, passando pelo Alentejo e pela Líbia. Mas a escrita é clara, rigorosa, e o autor mostra-nos, a partir da história das ciências, pontos comuns entre a expansão imperial dos regimes fascistas em Itália, Portugal e Alemanha.

No próximo dia 24 de Maio, numa terça-feira ao final da tarde, pelas 18 horas, Tiago Saraiva, professor no departamento de história da Drexel University em Filadélfia, vai apresentar o livro num debate animado com a participação de Ricardo Roque, Marta Macedo & José Neves. A conversa vai ter lugar na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, cuja morada ainda é a Praça do Império, em Lisboa.

À conversa na garagem segue-se, pelas 19 horas no Jardim das Oliveiras, um beberete antifascista. Trata-se de uma prova de vinhos políticos, na qual Tiago Saraiva vai ter a companhia de Bruno Baldaia para nos guiarem pelas conotações e implicações subjacentes aos sabores do que comemos. Hoje, estamos familiarizados com as várias paisagens do vinho, formas territoriais caras aos arquitectos. No beberete e na leitura, vai ser perceptível como a ciência, a genética, o melhoramento de animais e plantas são fundamentais para organizar as relações entre as formas construídas, a sociedade e a natureza.

Para escapar à violência, nada como a leitura e um brinde antifascista ao pôr-do-sol.

+
LISBOA
24 DE MAIO
Centro Cultural de Belém / Garagem Sul
Praça do Império
1449-003 Lisboa

18H00 Apresentação do livro por TIAGO SARAIVA e debate com
RICARDO ROQUE, MARTA MACEDO & JOSÉ NEVES
19H00 Prova de vinhos políticos no Jardim das Oliveiras
com TIAGO SARAIVA & BRUNO BALDAIA

 

A Dafne Editora agradece à Garagem SulCentro Cultural de Belém e à livraria A+A os apoios que tornaram possível este lançamento.

 

Tiago Saraiva, Porcos Fascistas. Organismos Tecnocientíficos e a História do Fascismo, ISBN: 978–989–8217–56–1. Dimensões: 15,5 × 24,5 cm, 336 páginas. Preço: € 30,00.

 

O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias, ou online, em www.dafne.pt.