Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Jacques Rancière
Estética e Política. A Partilha do Sensível

«A Partilha do Sensível» é um texto-chave de Jacques Rancière. É neste livro que o autor articula estética e política e caracteriza os três regimes estéticos: «ético», «representativo» e «estético». A presente tradução de Vanessa Brito é complementada por uma entrevista, «O Duplo Efeito da Arte Politizada», e por um Glossário, de Gabriel Rockhill, e constitui uma introdução abrangente ao pensamento do autor, figura central do debate contemporâneo nos domínios da estética e da filosofia política.

«É ao nível do recorte sensível do que é comum à comunidade, das formas da sua visibilidade e da sua organização, que se coloca a questão da relação estética/política. É a partir daí que podemos pensar as intervenções políticas dos artistas, desde as formas literárias românticas de decifração da sociedade, até aos modos contemporâneos da performance e da instalação, passando pela poética simbolista do sonho ou pela supressão dadaísta ou construtivista da arte. A partir daí podem voltar a pôr-se em causa inúmeras histórias imaginárias da “modernidade” artística e debates infindáveis acerca da autonomia da arte ou da sua submissão política. As artes só emprestam aos projectos de dominação ou de emancipação aquilo que lhes podem emprestar, ou seja, muito simplesmente, aquilo que têm em comum com eles: posições e movimentos dos corpos, funções da palavra, repartições do visível e do invisível. A autonomia de que elas podem usufruir ou a subversão que podem reivindicar assentam sobre esta mesma base.» (J.R.)

O livro foi publicado por ocasião do colóquio «A República por Vir. Arte, política e pensamento para o século XXI», organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian e no âmbito do qual o autor proferiu uma conferência em sessão conjunta com o filósofo e historiador de arte Georges Didi-Huberman.

21,00

Imago: n.º 1
Dimensões: 100 p., 15,0×22,5
Peso: 200 g
Edição: Dafne Editora
Data: Junho de 2010
DL: 2011-07-28
ISBN: 978-989-8217-09-7
Design: Studio Andrew Howard