Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Francisco Ascensão, Cristina Guedes, Francisco Vieira de Campos, André Tavares
Livro de Obra
O edifício d’A Nacional nos Aliados

Obras são momentos críticos na vida dos edifícios. Este livro regista a metamorfose d’A Nacional entre 2021 e 2024, quando os escritórios da antiga companhia de seguros na Avenida dos Aliados, no Porto, se transformaram em habitações. Concebido há um século por José Marques da Silva, a nova vida do edifício foi imaginada pelos arquitectos Menos é Mais. Ao acompanhar o quotidiano dos trabalhos, o fotógrafo Francisco Ascensão registou tensões que caracterizam a construção, em particular trabalhos de reabilitação e intervenção no património.
Os revestimentos foram levantados, houve paredes demolidas que revelaram estruturas originais, emergiram hesitações, por vezes erros construtivos, cicatrizes de acções passadas obliteradas pela natureza estática da arquitectura. As fotografias expõem o que as paredes silenciavam, uma outra natureza que escapa ao desenho e à realidade, um tempo fugaz em que já nada é como era dantes, e ainda não é como virá a ser. Os edifícios são entidades em permanente mutação, a sua complexidade advém do grau de liberdade e inventividade que proporcionam a quem os habita e a quem, permanentemente, os constrói. O Livro de Obra é um retrato dessa ilusão, um tempo fugaz, essencial à arquitectura.

Este é um livro colectivo, imaginado pela câmara do fotógrafo Francisco Ascensão, a partir da arquitectura de Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, com edição de André Tavares a fixar as conversas entre os seus muitos autores. Inclui um texto original do historiador António Cardoso (1932-2021).

A edição deste livro teve o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes e da Fundação Marques da Silva.

21,00

Equações de Arquitectura: n.º 46
Dimensões: 184 p., 15,0×22,5 cm
Peso: 400 g
Edição: Dafne Editora
Data: Novembro de 2024
DL: 539839/24
ISBN: 978-989-8217-65-3
Design: João Faria/Drop