Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Sérgio Ferro
O Canteiro e o Desenho

A palavra canteiro tem duas acepções. Enquanto em Portugal designa um espaço delimitado de jardim, no Brasil refere-se a um estaleiro de obra. O mesmo sucede com concreto, expressão usada no Brasil para o betão armado de Portugal. Apesar de ter sido originalmente escrito em português, o texto seminal O Canteiro e o Desenho foi, durante muito tempo, desconhecido em Portugal. Este livro, que o fixa numa versão anotada, comentada e precedida de uma longa conversa com Sérgio Ferro, traz esta obra ao público europeu num momento em que o trabalho teórico do autor está a ser meticulosamente traduzido para inglês. Por um lado, esta edição abre a possibilidade de reatar conexões atlânticas da teoria da arquitectura escrita em português. Por outro, torna presente um debate cujo alcance na prática profissional já demonstrou o seu potencial para os desafios do presente. Se, no Brasil, a obra de Sérgio Ferro foi fundamental para desenvolver soluções operativas de acesso à habitação, a sua leitura contemporânea traz uma voz importante para considerar o trabalho e os processos de produção do ambiente construído. Nela, o desenho emerge como uma ferramenta de mediação para a participação pública, de organização dos sistemas produtivos e de gestão de processos complexos. Muito além da dimensão virtuosa da representação do projecto e de motor do processo criativo, aspectos que caracterizaram a posição do desenho na teoria e na prática da arquitectura em Portugal, a obra de Ferro convoca este instrumento de trabalho para imaginar o presente e transformar as práticas construtivas contemporâneas.

Editado por Joana Vieira da Silva e Bernardo Amaral

A Dafne Editora agradece a cortesia da Editora 34, que publica no Brasil a obra do autor. Esta edição portuguesa contou com o apoio da Casa da Arquitectura.

Apoie a edição deste livro e compre o seu exemplar até 5 de Março a um preço especial neste link: O Canteiro e o Desenho

24,00

Equações de Arquitectura: n.º 16
Dimensões: 208 p., 15,0×22,5 cm
Peso: 460 g
Edição: Dafne Editora
Data: Março 2024
DL :
ISBN: 978-989-8217-62-2
Design: Manuel Granja