Dafne Editora

Livros de Arquitectura

Dafne Editora

Livros de Arquitectura

8 Outubro 2022
Protótipo Heteróclito
Um ensaio expositivo em Guimarães

Numa incursão fora do mundo dos livros, a Dafne Editora vai apresentar no próximo dia 8 de Outubro, pelas 17h00, no Centro Internacional das Artes José de Guimarães, ou CIAJG, em Guimarães, o Protótipo Heteróclito, um ensaio expositivo que dá corpo a um debate entre linguagem, sujeitos e política. O acervo do CIAJG é composto por 1128 objetos colecionados pelo artista José de Guimarães e por obras da sua autoria. É uma coleção que, sob um mesmo gesto aglutinador, reúne materiais ditos «extra-europeus» e arte contemporânea, peças artísticas e religiosas, materiais provenientes de várias geografias e culturas. Diz-se heteróclito do que é excêntrico, irregular, fora do comum, ou seja, diz-se heteróclito de um acervo construído a partir de um gosto estético relacionado com o que é «exótico» e «primitivo». Heteróclito é uma palavra de ordem para imaginar o futuro.

Integrado no programa expositivo Heteróclitos: 1128 objectos, a curadoria do projeto é de Marta Mestre, diretora artística do CIAJG, e a arquitetura dos vários núcleos, da autoria de André Tavares e Ivo Poças Martins. O Protótipo Heteróclito ensaia sistemas flexíveis para assegurar a agilidade e dinâmica dos museus contemporâneos, criando diálogos em transformação permanente. É uma montagem deliberadamente experimental, procurando a fluidez entre as «reservas» e as salas de exposição, sublinhando o «trânsito» e o «tempo» de objetos muito distintos. No interior do seu próprio espaço expositivo, o Protótipo Heteróclito pensa artisticamente as relações entre objetos, pessoas, ideias e estruturas, enfatiza o «desacordo» ou o «dissenso» entre as coisas, a luta de identidades em que os elementos se canibalizam.

Sábado 29 de Outubro e sexta-feira 11 de Novembro
Em paralelo com a exposição, terão lugar em Guimarães e no Porto os Encontros Heteróclitos. Estas discussões visam aprofundar estratégias para negociar possibilidades de ação institucional, abrindo um debate sobre o passado, o património e a legitimidade que permita imaginar futuras montagens museográficas e modos de relação entre a coleção e a comunidade.

As fotografias, da autoria de Attilio Fiumarella, são um ensaio visual sobre a coleção do Centro Internacional das Artes José de Guimarães, 2022.

INAUGURAÇÃO, PROTÓTIPO HETERÓCLITO
8 OUTUBRO, SÁBADO, PELAS 17H00
GUIMARÃES: CIAJG, Avenida Conde Margaride, 175

VISITA
9 OUTUBRO, DOMINGO, PELAS 11H00
GUIMARÃES: CIAJG, Avenida Conde Margaride, 175

ENCONTROS HETERÓCLITOS: O CASO MASP
29 OUTUBRO, SÁBADO, PELAS 15H00
ONLINE: link a anunciar

ENCONTROS HETERÓCLITOS: A FORMA E O MODO DE EXPOR OBJETOS
29 OUTUBRO, SÁBADO, PELAS 17H00
GUIMARÃES: CIAJG, Avenida Conde Margaride, 175
Com a participação especial de: Zoy Anastassakis, Martin Corullon, Bruno Sena Martins, Diogo Passarinho, María Iñigo Clavo, Mariana Pestana, Mariana Pinto dos Santos, Mário Moura, Marta Lança, Paulo Mendes, Paulo Moreira, Sofia Victorino, Tiago Castela

ENCONTROS HETERÓCLITOS: PROBLEMAS E PROJETOS DE SISTEMAS EXPOSITIVOS
11 NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA, PELAS 17H00
PORTO: FAUP, Via Panorâmica Edgar Cardoso, 215
Com a participação especial de: Enrique Ramirez, Oren Sagiv, Aslı Çiçek

+
Este projeto, realizado em parceria com o CIAJG, conta com o apoio financeiro da República Portuguesa – Cultura/Direção-Geral das Artes, do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (CEAU-FAUP) e os apoios preciosos da ArtWorks e do Instituto.

+
Organização: Dafne Editora & CIAJG
Curadoria: Marta Mestre
Projeto expositivo: André Tavares e Ivo Poças Martins
Design: Macedo Cannatà
Conservadora: Inês Oliveira
Produção: João Terras
Assistente de produção: Rafael Ferreira
Fotografia: Attilio Fiumarella
Encontros Heteróclitos: Marta Mestre, André Tavares, Ivo Poças Martins, Macedo Cannatà, Attilio Fiumarella, Zoy Anastassakis, Martin Corullon, Bruno Sena Martins, Diogo Passarinho, María Iñigo Clavo, Mariana Pestana, Mariana Pinto dos Santos, Mário Moura, Marta Lança, Paulo Mendes, Paulo Moreira, Sofia Victorino, Tiago Castela, Enrique Ramirez, Oren Sagiv, Aslı Çiçek