Adicionar ao saco de compras
Voltar ao catálogo

Dimensões: 186p., 15,0x22,5 | 450g
Edição: Dafne Editora, Porto
Data: Junho de 2011
DL: 327598/11
ISBN: 978-989-8217-14-1
Preço: Dezassete euros e dezassete cêntimos
Design: Manuel Granja
Vítor Silva
Henrique Pousão
Infância, Experiência e História do Desenho


Este livro agrupa um conjunto de ensaios, na sua maioria dedicados ao estudo de uma única pintura de Pousão: Esperando o Sucesso.
Questionam-se, em detalhe, aspectos de uma obra singular, na qual se reflectem os limites dos procedimentos teóricos e críticos adoptados como também o vasto campo das relações empíricas que se abrem e põem a descoberto.
A investigação desenvolvida nestes textos é o resultado de inúmeras questões colocadas ao dispositivo visual da pintura de Pousão.
Três textos apontam para a análise de outros objectos e para problemas transversais com os quais a sua arte e a obra Esperando o Sucesso necessariamente se entrecruzam. Infância, experiência e história do desenho são consideradas aqui como as etapas genéricas de um processo por onde a emoção e as formas do desenho se confundem e mutuamente se transformam.

VÍTOR MANUEL OLIVEIRA DA SILVA (Caracas, 1959) formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto (1983) e doutorou-se na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (2000). Publicou Ética e Política do Desenho. Teoria e Prática do Desenho na Arte do Século XVII (2004) e foi comissário da exposição Esperando o Sucesso: impasse académico e modernismo de Henrique Pousão (2009).



Retrato de H. Pousão sentado ao cavalete, 1879. MNSR

Título
X